Portugal Start-Up: Altitude Software

domingo, 21 de novembro de 2010

Altitude Software



Trata-se de um case study em Portugal, uma empresa de software para call centers que começou a internacionalizar em 1995 e agora está presente em todos o continentes (conta com escritórios em 14 países diferentes).


Produtos:
A Altitude conta com diversos produtos para gestão de Call Centers e ferramentas de telemarketing: Altitude uCI suite, IP contact center, Altitude vBox, Routing, Unified Desktop, Predictive Dialer, IVR, Scripting e Reporting (i.e. uma boa evolução de produtos de 2004 para hoje).

Historial:
  • 1993: Fundação da empresa com o nome Easyphone por Carlos Quintas, Abílio Tavares da Silva, Manuel Monteiro, Pedro Quintas e João Monteiro Cardoso;
  • 1995: denominação passa para Altitude  Sofware;
  • 1998: Entrada de Capital de Risco internacional na empresa: Insight Capital Partners. Até 2002 entram 5 novos investidores, tendo a empresa nessa data cerca de 20 accionistas. O total de fundos investidos ascendia a cerca de 100 Milhões de Euros.
  • 1999 a 2001: Forte crescimento internacional com início da presença em quatro continentes;
  • 2001: constituição de uma holding holandesa, a Altitude Software BV, com o objectivo de preparar uma IPO na bolsa de Amesterdão. A operação acabou por não se concretizar.
  • 2001 a 2003: A empresa atravessa um estrangulamento funanceiro fruto da impossibilidade de entrar em bolsa (entre outros motivos claro). Foi feita uma reestruturação, redução de custos, redução de empregados e venda de subsidiárias. Um dos fundadores, Carlos Quintas, dedica-se ao Budismo.
  • 2003: O Grupo Altitude é adquirido pela Altitude SGPS, criada com capital novo com o objectivo de concretizar o Management Buyout (pelo menos parece-me que esta operação foi um MBO). Processo liderado por Gastão Taveira. Em 2003 apresenta pela primeira vez um Resultado Liquido positivo.

Ferramenta de gestão que mais ajudou:
Segundo o livro Mestres da Geração Start-Up, a ferramenta que mais ajudou Gastão Taveira foi um bom Business Plan (como não podia deixar de ser) para estabelecer os objectivos da empresa.
A gestão da empresa leva a sério a frase "Think Global, Act Local"

Ficha técnica

Empregados - +/-  220 empregados (a maioria deles em Portugal).

Localização - Casa mãe em Portugal. Tem escitórios em 14 países:
Austin, Brussels, Beijing, Cape Town, Chicago, Dubai, Lisbon, London, Madrid, Manila, Mexico City, New Delhi, Paris, Sao Paulo, Tel Aviv, Toronto.

Facturação - 16 milhões de euros em 2003. Em 2009 o volume de negócios da Altitude fixa-se nos 17.55 milhões (da empresa portuguesa) com crescimento entre 2007 e 2009 (crescimento de 30% em três anos). Volume de Negócios para exportação (Sociedade Altitude Software): 2.95 Milhões de Euros. Em 2009 o volume de negócios dedicado ao sector público ascendeu a 777 mil euros (fonte: Portal da Transparência).

Capital Social - O Capital da empresa é de 5 237 380.00€. Tem entre os accionistas a Inovcapital (capital de risco) e a Salvador Caetano.Com, SGPS, S.A. e a sociedade detida pelo próprio CEO.

Clientes - a Altitude tem mais de 700 clientes o que se traduz em mais de 170 000 licenças vendidas.

A empresa tem Revisor Oficial de Contas, sendo que a CLC 2009 tem reservas.

Sociedade Altitude Software

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...