Portugal Start-Up: Mapa das Ideias, Lda

domingo, 19 de dezembro de 2010

Mapa das Ideias, Lda

Empresa: Mapa das Ideias, Lda

A Mapa das Ideias conta já com mais de 11 anos de experiência, sendo esta empresa ainda liderada pelas sócias fundadoras, Ana Fernanbuco e Inês Câmara. Passados 11 anos da fundação a empresa conta com uma história rica, 11 anos a contar histórias sobre os seus clientes (produção de conteúdos).
Podemos afirmar sem dúvida que a Mapa das Ideias é um caso de sucesso na indústria da produção de conteúdos mas também entre as PME's portuguesas, um excelente exemplo de boa gestão.

Marcas: - Serviço de Educação e Mediação do Museu Nacional do Traje; e, - Serviço de Educação e Mediação do Museu de Arte Popular.


Produtos e serviços:
Ao longo dos anos, a Mapa das Ideias conseguiu afirmar-se como uma empresa dedicada à criação de conteúdos. Esta é a primeira área de especialização, que se centra numa competência rara: a capacidade de recolher, gerir e assimilar informação dispersa e em diferentes formatos e meios, criando um discurso inteligível. Os projectos desenvolvidos enquadram-se num contexto de ligação entre Cultura e Património como tecnologias de identidade e de memória, que podem contribuir activamente para uma vivência mais rica. Esta riqueza não se reduz à fruição artística e cultural, mas a um momento memorável e a uma maior ligação – intelectual, emocional e afectiva – a tudo o que nos rodeia enquanto cidadãos, traduzida em:
  • Organização e produção dos serviços educativos de diversas instituições museológicas;
  • Organização e produção de exposições;
  • Planeamento e produção de jogos pedagógicos;
  • Organização e produção de edições pedagógicas;
  • Produção de websites e outros suportes multimédia;
  • Organização e produção de formação técnica especializada.
Principais concorrentes: Arqueohoje, FCo


Nichos: Mediação cultural (formação de técnicos e criação de materiais pedagógicos).


Máximas da empresa:
Think outside the box. Este é o exercício diário da empresa, juntando peças de um lego virtual, sempre diferente. Trabalhando conteúdos, tocamos em pessoas, fomentamos memórias e afectos. Criamos públicos de hoje e para o amanhã.


Notoriedade:
Junho de 2008, reportagem televisiva realizada pelo programa Iniciativa da RTP2.
Maio de 2010, reportagem radiofónica realizada pelo programa Atelier da RDPAfrica.
Junho e Julho de 2010, divulgação das actividades de férias realizadas ao abrigo do protocolo com o Museu Nacional do Traje, no Expresso e no Público.


Actuais aspectos inovadores e medidas de inovação:
Transformação do site da empresa num veículo de comunicação dinâmico, apelativo e bilingue http://www.mapadasideias.pt/
Criação e divulgação da newsletter da empresa bilingue http://www.mapadasideias.pt/?page_id=1031&lang=pt
Disponibilização da uma página do facebook para a empresa http://www.facebook.com/pages/Mapa-das-Ideias/328875820481?ref=ts


Presença internacional:
Participação em palestras como palestrantes na 8ª edição da EMAC (European Museum Advisors Conference) que decorreu em Helsínquia, entre 2 e 5 de Junho 2010, subordinada ao tema “Museums Matter!”
 Presença na conferência que decorreu em Copenhaga a 23 e 24 de Setembro de 2010, que foi o último evento do Grundtvig Multilateral Project MumAE – Museums meet Adult Educators, organizado pelo Network of European Museum Organisations (NEMO). Esta rede tem como principal objectivo colaborar e ajudar a disseminar o conhecimento entre museus e educadores de adultos a nível europeu
Presença no  Workshop Multicultural societies, Intercultural Dialogue and European Museums, que nasceu da rede europeia MAP for ID – Museums as Places for Intercultural Dialogue, de 21 a 24 de Outubro de 2010 em Bertinoro, Itália.
Clube dos Kambas, projecto de mediação social e cultural para Angola, 2010/11.
Curso de Museum Mediators a realizar em cinco cidades da Europa, a saber, Bruxelas, Roma, Barcelona, Porto e Ponta Delga, S. Miguel, Açores, ao longo de 2011 e 2012.
Organização da 9.ª Conferência Europeia de Museum Advisors em Lisboa no final de Maio de 2012. 


Breve historial e marcos da empresa (desde 2004):
 SEM - Serviço de Educação e Mediação do Museu de Arte Popular. Museu de Arte Popular, 2010. Projecto de dinamização do serviço educativo do Museu de Arte Popular em continuidade, em regime de outsourcing: visitas dinâmicas, oficinas temáticas e projectos de continuidade.
SEM - Serviço de Educação e Mediação do Museu Nacional do Traje. Museu Nacional do Traje, 2010. Projecto de dinamização do serviço educativo do Museu Nacional do Traje em continuidade, em regime de outsourcing: visitas-jogo, oficinas temáticas, projectos de continuidade, férias escolares e festas de aniversário.

 Expo Celebrar Oeiras 250 anos. Câmara Municipal de Oeiras, 2009. Programa educativo desenvolvido entre os meses de Junho e Dezembro de 2009, onde foram desenvolvidas visitas guiadas e oficinas temáticas, assente nos conceitos de Identidade, Memória e Celebração, e que teve como objectivo atingir diferentes segmentos de público: todos os interessados na história do concelho, focando o cidadão individual, as famílias, as instituições e as escolas.
Animação do Espaço Infantil da Praça Leya na Feira do Livro de Lisboa. Leya, 2010. Programa de animação artística de aproximação ao livro infantil e à leitura, realizado às Sextas-feiras e fins-de-semana durante a Feira do Livro de Lisboa 2010.

Domingos Alegro. Centro Comercial Alegro de Alfragide, 2010. Programa educativo desenvolvido aos domingos à tarde, destinado a famílias com crianças de todas as idades, em actividades que desvendam o mundo das Artes Plásticas e das Profissões.
 Exposição Passe, Cidadão! Cultideias, em parceria com Fundação Mário Soares, Invisible Design e Mapa das Ideias, 2010. Concepção de uma exposição comemorativa do Centenário da Implantação do Centenário da República para sete municípios envolvidos: Alcochete, Alcanena, Castelo Branco, Leiria, Oeiras, Ponte de Lima e Seia. Cada câmara municipal recebe uma exposição composta por 15 painéis genéricos sobre a história da I República e Republicanismo e três painéis com conteúdos locais. Como suporte, a exposição conta com um jogo digital , assim como um roteiro pedagógico.
Viva a República!… Em Digressão. Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, 2010. Exposição itinerante dedicada à história da I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal. O visitante é convidado a acompanhar o percurso de evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e transformações a que esteve associada. Este projecto, da responsabilidade da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e produzido pela Cultideias, foi realizado em parceria com a Invisible Design e a Mapa das Ideias – responsável pela edição e tratamento dos conteúdos da exposição, pela formação da equipa de mediadores, pela produção do jogo digital “Quiz Republicano” e Roteiro Pedagógico.

No Limite do Corpo Humano. Vodafone Portugal, 2010. O corpo humano é uma realidade muito presente na vida dos jovens do 3.º ciclo e do Secundário, quer seja pela própria transformação da adolescência, quer por razões de ordem estética, ligadas à cultura visual e mediática. Por essa razão, foi concebida uma exposição para estimular diferentes olhares sobre um tema abordado no contexto escolar : o corpo humano e os seus limites; um filme multimédia; um quiz; e, ainda, m roteiro pedagógico para os professores. Este projecto foi financiado pela Vodafone Portugal.

Darwin na Escola. Vodafone Portugal, 2009. Para comemorar os 200 anos do nascimento de Darwin, a Mapa das Ideias, em parceria com a Cassefaz, lançou um projecto ambicioso de divulgação da sua obra, destinado a alunos do 3º ciclo e Secundário, a nível nacional: uma exposição sobre a vida e obra de Darwin; um filme multimédia; um desdobrável de apoio; e, ainda, um roteiro pedagógico para os professores. Este projecto foi financiado pela Vodafone Portugal.

Participaram 300 escolas e mais de 110 mil alunos.
As edições pedagógicas consistem num conjunto de instrumentos audiovisuais ou multi-sensoriais, relacionados com determinada temática, podendo assumir diferentes suportes e formatos – manuais e livros, maletas pedagógicas, caixas das ideias, entre outros:
Edições Pedagógicas da Câmara Municipal da Moita. Câmara Municipal da Moita, 2008.
Maleta da História. Câmara Municipal da Moita, 2008.
Kit Pedagógico para a exposição “O Ciclo do Pão”. Câmara Municipal da Moita, 2008.
Edições Pedagógicas do Museu das Comunicações. Museu das Comunicações, 2007.
Maleta Pedagógica do Museu Anjos Teixeira. Câmara Municipal de Sintra, 2005.
Manual Pedagógico da Casa-Museu Leal da Câmara. Câmara Municipal de Sintra, 2005.


Ferramentas web e multimédia:
Website Institucional de Nuno Gonçalves, Leiloeiro e Livreiro. Nuno Gonçalves, Leiloeiro e Livreiro, 2008.
Website Institucional do Museu da Guarda. Museu da Guarda, 2006.
Jogo multimédia À Descoberta da Pólvora Negra. Câmara Municipal de Oeiras, 2005.
Acções de formação especializada:
Mediadores Culturais: técnicos de serviços educativos nos sectores da Cultura, Património, Ciência e Artes. 2ª Edição. Curso de formação com 104 horas de duração, a decorrer.

Media e Literacia. Usar os Media como um Facilitador de Trabalho em Sala de Aula. Curso de formação com 25 horas de duração, 2009.

Mediadores Culturais: técnicos de serviços educativos nos sectores da Cultura, Património, Ciência e Artes. Curso de formação com 108 horas de duração, 2008/2009.
  
Pontos fortes e pontos fracos:
Pontos fortes: a longevidade da empresa, a carteira de clientes e o profissionalismo, seriedade e capacidade de inovação.
Pontos fracos: a gestão de tesouraria


Medidas tomadas para ultrapassar a actual conjuntura:
Pesquisa de novos parceiros e de novos clientes, fora de Portugal. Criar alternativas de mediação cultural em locais fora das instituições museológicas tradicionais. Oferta de serviços em outsourcing.


Investimentos realizados recentemente ou investimentos planeados:
Serviço de Educação e Mediação do Museu Nacional do Traje e do Museu de Arte Popular, uma parceria com o IMC (Instituto de Museus e de Conservação – tutela) que define uma estratégia de serviços em outsourcing, com rentabilidade directa para a empresa Mapa das Ideias e para os museus, mediante inscrição dos públicos nas diversas ofertas educativas. (2010-2012)
 Curso de Museum Mediators, um investimento na criação de um curso de mediadores culturais europeu, já articulado com os parceiros internacionais. A realizar no Porto, nos Açores, em Bruxelas, em Roma e em Barcelona. (2011-12)

 Organização da 9.ª Conferência Europeia de Museum Advisors em Lisboa no final de Maio de 2012. Deste modo, conseguimos mostrar ao melhor da União Europeia a excelência dos nossos Museus através de visitas técnicas, e a excelente capacidade técnica e a visão dos profissionais que trabalham nesta área em Portugal.


Volume de negócios 2009: 100.000,00 €

Capital social: 5.020,00€
  
Número de colaboradores: Cinco (incluindo as duas sócias gerentes)

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