Portugal Start-Up: As TIC nas PME portuguesas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

As TIC nas PME portuguesas



Tendo por base o inquérito à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas empresas, realizado pela INE em colaboração com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, já com dados de 2007, as TIC’s são já parte activas das empresas:
− 90% das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço e com actividade económica em Portugal (exceptuando o sector financeiro) possuem ligação à Internet e 76% ligação em banda larga;
− 100% das grandes empresas (250 e mais pessoas ao serviço), 98% das médias empresas (50 a 249 pessoas ao serviço) e 88% das pequenas empresas (10 a 49 pessoas ao serviço) possuem ligação à Internet;
− 97% das grandes empresas (250 e mais pessoas ao serviço), 89% das médias empresas (50 a 249 pessoas ao serviço) e 74% das pequenas empresas (10 a 49 pessoas ao serviço) estão ligadas à Internet por banda larga, ocupando Portugal respectivamente o 7º (com outros quatro países), 9º e 11º lugares no ranking da UE27;
− Cerca de 7 em cada 10 empresas utilizam a Internet para interagirem com organismos, entidades e autoridades públicas, o que corresponde a um aumento de 20% de 2006 para 2007. De salientar que no preenchimento e submissão de formulários online por empresas (66%), Portugal encontra-se significativamente acima da média da UE27 (43%), ocupando o 3º lugar no ranking dos 27 Estados Membros;
− A presença na Internet é assegurada por 86% das grandes empresas, 65% das médias empresas e 38% das pequenas empresas;
− Nos sectores da Construção e do Comércio, o aumento das empresas com ligação em banda larga de 2006 para 2007 foi de 33%, e o aumento da percentagem de empresas de Construção com presença na Internet foi de 80%;
− A realização/recepção de encomendas de bens e/ou serviços através da utilização da Internet ou de outras redes electrónicas é efectuada por 49% das grandes empresas, 34% das médias empresas e 21% das pequenas empresas.

Subsiste cada vez mais, a necessidade de em todas as áreas de negócio, existir uma estratégia de Marketing, Publicidade e Comunicação.
Na actualidade, as TIC’s, são referência máxima nessa estratégia. É a nível mundial esta preocupação de acertar, de obter a forma correcta de utilizar as TIC’s e obter delas todas as vantagens.


Com as ferramentas Tecnológicas de Informação e Comunicação, e com a alteração que provocaram nos media, os conceitos de Marketing, Publicidade e Comunicação foram alterados. A comunicação entre empresas e entre estas e os seus clientes modificou-se, tornou-se mais rápida e pretende-se cada vez mais eficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...