Portugal Start-Up: Análise de Mercado e Sectorial - Escolas de Pilotagem

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Análise de Mercado e Sectorial - Escolas de Pilotagem


O CAE das escolas de pilotagem é o: 85530 - Escolas de condução e pilotagem


Com a crescente procura no mercado de transporte aéreo quer por via do segmento turístico quer por via do aumento do comércio internacional cresce igualmente a procura por pessoas com formação específica que possam dar resposta a um mercado de franco crescimento.
Segundo dados de um estudo da IATA divulgado em 2010, apesar do sector das companhias de aviação (transporte) apresentar retornos accionistas insuficientes, o mercado da aviação continua a apresentar oportunidades de crescimento interessantes em vários mercados emergentes, nomeadamente na região da Ásia-Pacífico, prevendo-se 350 milhões de novos passageiros nos próximos cinco anos.
Embora o ambiente económico seja ainda desafiante o comércio internacional está animado e apesar das dificuldades sentidas especialmente na chamada Europa Periférica, o tráfego aéreo não tem mostrado sinais de abrandamento, o que continuará a funcionar como um driver importante na contratação de pilotos e pessoal especializado por parte das companhias de aviação.
No campo específico da formação, as Escolas de Aviação e de Pilotagem pretendem colmatar a possibilidade de um volume de negócios potencialmente mais fraco em termos de mercado doméstico num período de contracção económica com uma aposta na vertente internacional.
No presente estudo não foi dada relevância à densidade populacional das freguesias onde a empresa estará inserida tendo em conta que os potenciais clientes serão em boa parte ou estrangeiros ou então oriundos de várias zonas do País.
Em termos de risco do mercado, trata-se de um mercado de risco reduzido uma vez que:
- A evolução deste mercado é relativamente estável;
- É caracterizado por uma elevada diversificação de clientes;
- O risco de crédito dos clientes é muito reduzido;
- Os fornecedores são facilmente substituíveis;



Análise Sectorial
De acordo com os dados do mercado, a actividade de Escolas de Pilotagem é uma actividade de baixo risco (76% das empresas possuem rating de risco baixo).
De acordo com os dados disponibilizados e análise feita a outras empresas do mesmo sector, trata-se de uma actividade onde as margens são largas (o EBITDA médio do sector corresponde a 20% da facturação das empresas), Resultados Liquidos que proporcionam estruturas de Capitais Próprios estáveis (Autonomia Financeira média do sector é de 39%) e elevado Solvabilidade.
Veja mais Análises Sectoriais. A empresas de comércio de veículos automóveis podem também ser boas indicadoras de economia.

Concorrência, Bechmarking e política de preços

O mercado das escolas de aviação em Portugal encontra-se ainda por consolidar, sendo identificáveis facilmente seis outros players: Gestair, Leavia, Omni, AWA, Nortavia, AE Évora, um deles com uma política de preços já relativamente agressiva, sendo que apenas dois players utilizam o sistema de voo integrado Garmin 1000 (trata-se de um cockpit de voo que acrescenta um valor significativo à formação dos alunos e aos cursos ministrados).
A lista abaixo apresenta as Escolas de Aviação e Pilotagem e comparação dos preços dos cursos ATPL (em 2011) e links:

Preço ATPL
63.000 €
Preço ATPL
49.700 €
Nº Horas de Voo
165
Nº Horas de Voo
190
Utiliza Garmin 1000
Sim
Utiliza Garmin 1000
Não
Preço ATPL
57.000 €
Preço ATPL
59.000 €
Nº Horas de Voo
182
Nº Horas de Voo
197
Utiliza Garmin 1000
Sim
Utiliza Garmin 1000
Não
Escola
A.E:Evora
Preço ATPL
50.000 €
Preço ATPL
67.000 €
Nº Horas de Voo
190
Nº Horas de Voo
200
Utiliza Garmin 1000
Não
Utiliza Garmin 1000
Não


Para consituir uma empresa nesta actividade de Escola de Pilotagem, o investimento pode ascender a pelo menos 100 mil Euros (sem a aquisição dos aviões, sendo que as aeronaves mais comuns para formação são a Diamond DV20, Grob 115, o Diamond DA40, Cessna 172, Piper PA18 e a aeronave bi-motor Diamond DA42 ).
Já agora, porque não ouvir um pouco esta música que tem muito haver com aviões, mais especificamente o G6 também conhecido por Gulfstream G650.
Para financiamento do projecto, a empresa pode recorrer a alguma destas linhas de financiamento ou elaborar uma proposta para concorrer a Incentivos QREN (Consulte as datas dos concursos QREN).
Se estiver interessado em saber mais sobre este mercado, sobre outro mercado ou qualquer projecto de investimento, contacte-nos: Up to Start - Consultoria e Projectos de Investimento, Lda

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