Portugal Start-Up: O Tecido Empresarial Português

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Tecido Empresarial Português


O mercado das PME representa cerca de 99.6% do tecido empresarial, gera 75% do emprego e realiza 56% do Volume de Negócios a nível nacional.
O universo das PME encerra dentro de si realidades distintas. 77% das PME em Portugal facturam menos de 250 Mil Euros, são “Micro” empresas e concentram-se principalmente no Retalho e Serviços (56%), sendo também neste sector onde se verifica maior volume de criação de novas empresas (12% das empresas têm menos de 2 anos)
Verifica-se ainda um grande volume de criação de novas empresas, sendo que no último ano forma criadas cerca de 22 Mil novas empresas ou start-up's em Portugal, (mesmo em tempo de crise!!!).
São estas as empresas com que contamos para dinamizar a Economia Nacional.

E em Nova Iorque? Haverá mais PME do que em Portugal inteiro?
22% das PME’s registam Volumes de Negócios entre 250 Mil e 3 Milhões. Neste caso, as empresas Grossistas e de prestação de serviços representam 44% do mercado. Considerando a idade das empresas, 71% têm mais de 10 anos.
Numa economia cada vez mais global e competitiva, é imprescindível o acesso à informação para os negócios, assim como assumir as melhores práticas de gestão financeira, por forma a suportar a tomada de decisões de gestão, desde decisões de investimento, à escolha de limites de crédito, gestão de riscos, controlo de custos e auditoria interna. O factor dimensão não é mais uma condição necessária nem suficiente para ter uma gestão sofisticada que leve ao crescimento sustentado das empresas. As melhores práticas de gestão estão assim cada vez mais acessíveis ao mercado.
Na maioria das PME portuguesas, a área financeira encontra-se muito assente na contabilidade fiscal em detrimento da contabilidade de gestão. São empresas que apresentam por vezes dificuldades de tesouraria, por dificuldades na gestão do fundo de maneio, na selecção do tipo de financiamento a aplicar nos várias ciclos do negócio (exploração ou investimento).

De acordo com artigos já escritos por nós, verifica-se que: 
- Existe um VN de 200 Milhões de Euros no Mercado Livreiro;
- Existem 6 Escolas de Aviação, sendo um mercado ainda pouco consolidado; 
- Existem mais de 1900 Supermecados no Mercado da Distribução;
- Existem 3029 empresas de medicina dentária em Portugal em 2010;
- No geral, os sectores de actividade a nível nacional são estes;

Para financiar projectos nestas áreas, encontre aqui as linhas de financiamento e crédito ideais para o seu projecto ou empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...