Portugal Start-Up: ABC do Empreendedorismo - Fases do Projecto (Parte III)

quinta-feira, 1 de março de 2012

ABC do Empreendedorismo - Fases do Projecto (Parte III)

No seguimento das outras partes desta série de artigos onde abordámos o que é o empreendedorismo abordamos agora (muito resumidamente claro) as fases que os projectos e start-up's normalmente têm:


Para arrancar com uma Start-up, necessita de convencer algumas pessoas (bancos, Business Angels, amigos, família ou sócios). Para tal, vai precisar dos 4M's:
- Management;
- Market;
- Money;
- Magic;


É importante verificar em que posição se encontra o projecto ou start-up. 

  • Se estiver na posição de protectorado tenho que me preocupar com:

– Vantagem técnica superior
– Custo/performance
  • Se inovador tenho que me preocupar com:

– Chegada de concorrentes inovadores ao mercado
– Manter-me a inovar
  • Se exposição de exposição o importante é a decisão
  • Se for um pioneiro tenho que me preocupar se o produto pode ser facilmente copiado e criar barreiras de forma a diferenciar o produto e tornar mais dificil a sua cópia.


No gráfico acima temos as Fases de Vida das Empresas e as respectivas e habituais fontes de financiamento para alguns dos projectos, desde a fase mais inicial, a chamada seed, à start-up, early-stage, small cap e blue chip (i.e.pequena empresa e grande empresa).
Nesta fase inicial, dizemos que uma das fontes de financiamento do projecto são os 3 F's: Family, Fools and Friends, onde é necessário convencer as pessoas mais proximas a financiar o projecto. Em alternativa, caso não seja necessário um investimento muito inicial e significativo, é necessário antes os promotores possuirem um Plano de Negócios muito bem sustentado de forma a convencer a banca, linhas de financiamento e Business Angels. Depois nas fases seed e start-up, as empresas podem ter como fonte de financiamento os Business Angels, depois o Capital de Risco e depois o lançamento em bolsa. Entre todas estas fases, existem também as linhas de financiamento bancário claro - como é o exemplo da linha PME Crescimento e linhas Finicia que permitem o enquadramento de start-up's. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...