Portugal Start-Up: Mercado do Azeite em Portugal

segunda-feira, 12 de março de 2012

Mercado do Azeite em Portugal

Segundo dados recolhidos pela Up to Start, chegamos a conclusões interessantes relativamente ao mercado do azeite em Portugal. 
Mais uma vez, estes dados podem ser importantes tanto para empresas já estabelecidas no mercado do azeite como para empresas start-up.



O mercado do Azeite em Portugal tem vindo a crescer de forma acentuada, pese embora a grande tradição portuguesa ao nível do consumo de azeite. Verificamos também um acentuado consumo crescente de Azeite a nível Europeu e muito elevado crescimento do consumo por parte do Brasil e Estados unidos, para onde tem sido canalizado parte do azeite português ao nível de exportações.
Como é possível verificar no gráfico, a produção de azeite tem vindo a crescer, sendo que na época 2010/2011 ascende a 63 mil toneladas. Pese embora a crescente oferta, os preços têm-se mantido pouco inalterados em Portugal. Tal facto, justifica-se principalmente pelo facto de boa parte da produção portuguesa ser canalizada para a exportação, que em 2010 atinge 46 mil toneladas.
O crescimento muito acentuado dos níveis de exportação justifica-se pelo facto de haver uma apetência muito grande do estrangeiro pelo azeite português e pelo facto da acrescente procura internacional motivar uma subida dos preços do azeite nos mercados internacionais.
A percentagem de azeite exportado tem vindo a crescer, sendo que a principal variável a condicionar este crescimento é a capacidade instalada de produção de Azeite em Portugal.
Nos últimos 10 anos o consumo de azeite em Portugal cresceu 44.2%. O crescente consumo é explicdo pelos motivos já expostos e pelo facto de haver uma apetência cada vez maior pelo azeite na culinária, sendo que as sua utilizações vão muito para além do tempero.

Apesar da crescente produção em Portugal, verifica-se um défice na oferta interna, sendo necessário recorrer à importação de Azeite a fim de satisfazer as necessidades nacionais. Concluímos assim que se trata de um mercado ainda com elevadas necessidades de oferta. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...