Portugal Start-Up: As cinco características essenciais de um empreendedor

quinta-feira, 31 de maio de 2012

As cinco características essenciais de um empreendedor

As cinco características essenciais de um empreendedor


Ser empreendedor é algo que está ao alcance de qualquer um. Contudo, é necessário muito trabalho e algum talento para ser bem sucedido.  Quem funda uma start-up tem, por princípio, que ser multifacetado, dinâmico e ter a certeza daquilo que quer. O fundador é um faz tudo, é nele que assenta o sucesso do projecto e é a ele que compete motivar a equipa. Um empreendedor é alguém que, pela força dos muitos papeis que vai ter que desempenhar durante a implantação da sua start-up, se transforma numa pessoa única e de múltiplos talentos. Ainda assim há uma série de particularidades que podem ditar o sucesso ou o insucesso do seu trabalho.

O livro Now Discover Your Strengths, dos autores Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, utiliza o sistema “StrengthsFinder” que mede a presença de 34 diferentes categorias do talento. Este sistema assenta na ideia de que aquilo a que chamamos talento é um padrão de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser direcionado para um fim prático ou acção. Quanto maior for o domínio de um certo talento sobre o individuo que o possui, maior impacto este terá no seu comportamento e desempenho.
Dos 34 talentos que são enunciados no livro, há cinco que são fundamentais para se ser um empreendedor de sucesso.


1. Pró-activo

Pessoas pró-activas são aquelas que transformam os seus pensamentos em acções, que não desistem até que as suas ideias se realizem. Ser pró-activo é também ser um líder, isto é, aquele que define a ideia e a estratégia para a sua realização sem deixar que a sua equipa se desmotive.
Uma líder pró-activo está sempre à procura de novas oportunidades para pôr as suas ideias em prática. Não é um conformado mas sim um sonhador.

2. Adaptável

Ter a capacidade de se adaptar às circunstâncias e rapidamente elaborar novas estratégias é uma qualidade essencial para qualquer empreendedor. Quando se constrói uma start-up é regra que nem tudo corre como planeado. O mercado está em constante mudança e isso condiciona muitas das premissas pelas quais se rege uma start-up.  É fundamental para um empreendedor ter a capacidade de se adaptar às mudanças sociais e evoluir de acordo com as solicitações do mercado.
Ser adaptável é conseguir viver no presente sem se deixar condicionar por um possível futuro. Para este tipo de empreendedor a incerteza é um desafio.


3. Estratega

Um empreendedor de sucesso tem que ser um grande estratega. Por estratega entendemos alguém que tem a capacidade de reconhecer padrões, problemas e desenhar uma linha de resolução, ou seja, desenvolver um caminho que levará ao sucesso.
O estratega é aquele que consegue ver o panorama geral antes de todos os jogadores. Ele está sempre uns passos à frente dos seus pares e é por isso que alcança o sucesso.

4. Disciplinado

A disciplina é fundamental para o sucesso de qualquer start-up. Ao contrário do possa parecer não há sucesso que se construa apenas por sorte, por detrás há sempre um enorme trabalho regido por uma disciplina rígida.
É sendo disciplinado que o empreendedor de sucesso consegue realizar as suas ideias. Um líder é aquele que tem uma estratégia delineada e consegue programar todos os passos sistematicamente para que a equipa não caia no caos e na desorganização.

5. Focado

Um empreendedor focado é aquele que é capaz de traçar prioridades sem se desviar do seu objectivo central. Sem esta qualidade um empreendedor não conseguirá alcançar o sucesso. É necessário ter sempre em mente o onde se quer chegar. Isto não se consegue sem uma enorme disciplina. Só um empreendedor focado conseguirá ultrapassar os obstáculos que irão surgir enquanto luta por erguer a sua start-up.



Alcançar o sucesso exige que o empreendedor tenha estas cinco características, implica um enorme espírito de sacrifício e capacidade de trabalho. Ser empreendedor é, regra geral, um trabalho a tempo inteiro. Mas lembre-se que não tem que ser um percurso solitário. 


Resumo do artigo de Nick Hughes, CEO e co-fundador da Seconds.

Sabe mais em os 12 fatores de sucesso de um empresário
e em 10 príncipios para ser bem sucedido

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...