Portugal Start-Up: Como elaborar um Plano de Negócios

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como elaborar um Plano de Negócios

A pergunta como elaborar um Plano de Negócios não é propriamente fácil de responder. Em primeiro lugar, cada negócio é um negócio. Todos os produtos e serviços têm características diferentes que os distinguem, o mercado varia, assim como a estrutura do Plano de Negócios deve variar de acordo com o objectivo deste (angariar financiamento de Business Angels, financiamento da banca, se destina-se a apoiar a gestão e servir de linha orientadora da empresa). Existem demasiadas variáveis num Plano de Negócios para se poder explicar como elaborar um Plano de Negócios. No entanto, existem linhas gerais e que podem ser comuns à maioria dos negócios como as que expomos no quando abaixo. Consideramos que dada a importância do Plano de Negócios completo, este deve ser elaborado por uma entidade como a Up to Start


O Plano de Negócios tem que ser muito claro e muito realista, tendo para tal que assentar em pressupostos de mercado que exigem estudo e conhecimento deste. É necessário ainda que toda a componente financeira e peças contabilísticas estejam assentes em pressupostos de racionalidade e de carácter de prudência, devendo sustentar junto das entidades financiadoras a capacidade da empresa/projecto fazer face ao financiamento a que se propõe.
Tabela do Plano de Negócios (geral):



Plano de Negócios
Sumário Executivo



Valores

Missão
Objectivos



Missão e Visão

Informação Chave
Resumo sintetizado do Plano de Negócios

Backgorund


Pressupostos

Crescimento
Planeamento


Implementação
Mercado

Indústria/Sector

Identificação do mercado

Como chegar ao mercado

Abordagem macro


Regras do mercado

Mercado Alvo
Definição e dimensão

Quotas de Mercado


Localização

Teste ao mercado
Contactos gerados


Chegar ao cliente
Empresa

Quem

Competências chave

Promotores

Know-how


Recursos Humados

O quê

Propósito


Objectivos

Porquê

Factores Motivadores


Mercado

Onde
Demografia


Globalidade e Escalabilidade
Gestão



Orgazição e procedimentos

Estrutura
Quem são



Relação com stakeholders

Organograma


Marketing e Vendas

4 P's
Produto

Preço

Promoção


"Placement"

Canais

Posicionamento


Estratégias

Comunicação

Canais

Sistemas
Distribuição


Plano de Marketing

Descrição

Uso
Produtos e Serviços



Operacionalidade


Matérias-primas

Ciclo de Vida
Produção


Suporte



Substituição

Protecção

Patentes


Percepção

Investigação e Desenvolvimento
Opportunidades


Inovação
Financiamento



Pressupostos

Necessidades
Investimento



Fundo de Maneio



Investidores

Fontes
Banca



Governo

Futuro
Crescimento


Reinvestimento
Viabilidade Financeira

Histórico
Balanço


Demonstração de Resultados



Orçamento


Proveitos

Projecções
Custos


Balanço e Demosntração de Resultados



Indicadores Financeiros

Controlo

Auditoria


Compliance

Fiscalidade
Impostos


Beneficios Fiscais


plano de negocios de sucesso

Vamos levar o seu projecto ao sucesso!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...