Portugal Start-Up: Financiamento para Jovens Empresários

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Financiamento para Jovens Empresários


A CGD (Caixa Geral de Depósitos) em parceria com a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) desenvolveu uma nova linha de crédito para financiar projectos de jovens empresário. A diferença desta solução para com a linha Caixa Jovem Empreendedor está na validação prévia do projecto e apoio aos proponentes que a ANJE presta aos seus associados antes de avançar com o financiamento.

Esta ajuda financeira, a Caixa Jovem Empreendedor, está aberta a jovens até aos 40 anos que mostrem capacidade para promover, criar, expandir ou modernizar o seu próprio emprego. A linha contempla pequenos negócios, sociedades recentemente constituídas ou em fase de constituição, desde que o capital social das mesmas seja maioritariamente detido por jovens até 40anos.

O montante máximo para o empréstimo ao abrigo da Caixa Jovem Empreendedor é de 50 mil euros e pode ser feito sob a forma de empréstimo mútuo ou abertura de crédito simples. A oferta de 3 meses de carência, para a amortização de juros e capital, é aplicada às duas modalidades.

O prazo de reembolso para empresas que se pretendem expandir ou modernizar é de 60 meses, contudo para as start-ups a Caixa estende o prazo até aos 72 meses. Em qualquer dos casos a taxa de juro é sempre a Euribor a 3 meses à qual acresce um spread de 3% e prevê a possibilidade de amortizações antecipadas, sejam elas parciais ou totais.

Esta concessão de crédito pela Caixa Jovem Empreendedor está sempre sujeita a uma garantia, que pode ser formulada sob a forma de aval ou outra conforme o previsto pela Caixa. Se o empresário decidir pelo crédito sob a forma de mútuo o capital será entregue na sua totalidade na data de assinatura do contrato com a CGD, se for sob a forma de abertura de crédito simples o mesmo capital será entregue faseadamente, em tranches trimestrais, no montante e respectivo período de utilização previamente acordado com a CGD.


Seja qual for a forma de financiamento da qual o seu negócio poderá vir a beneficiar é sempre fundamental a consulta de um serviço especializado e a elaboração de um plano de negócios. Para mais informações consulte o site da Up To Start em www.uptostar.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...