Portugal Start-Up: Forças e Dimensões na Criação de Empresas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Forças e Dimensões na Criação de Empresas

Forças e Dimensões  na Criação de Empresas


É certo que nem todos têm uma tendência inata para o empreendedorismo, mas o verdadeiro empreendedor de sucesso cria-se munido de formação e informação adequadas, aprendendo com os próprios erros. É necessária muita vontade de aprende e capacidade de auto-aprendizagem. Não obstante, a maioria dos empresários não têm competências de gestão que lhes permita o desenvolvimento de uma nova empresa. Este facto não é nenhuma barreira uma vez que as ferramentas necessárias também se aprendem. Assim, para se ser empreendedor é importante:
·        Saber avaliar os pontos fortes e oportunidades, pontos fracos e ameaças dos diferentes tipos de empresas; Identificar novas oportunidade de negócio e identificar oportunidades de expansão seja dentro do mesmo mercado ou para novos mercados;
·        Compreender todas as variáveis inerentes ao negócio e ao processo de dos projectos; Podem existir milhares de variàveis em cada negócio que estão ligadas aos diferentes stakehoolders - clientes, fornecedores, sócios, trabalhadores. Existem ainda outras ponderações como o próprio mercado, os produtos e serviços, custos e modelo de negócio;
·        Avaliar as competências internas, que competências devem ser internas ou subcontratadas e detetar as áreas onde pode delegar tarefas; Ter a humildade para reconhecer quando se deve pedir ajuda ou subcontratar algo que não é o core business da sua empresa. É necessário todo o focus na actividade principal;
·        Avaliar as várias formas de modelo de negócio e de monetização do produto/serviços;
·        Maximizar a importância das equipas, melhorar a liderança e a motivação das equipas;
·        Delinear as formas de intervenção no mercado, a distribuição e o marketing; Ter uma excelente abordagem comercial;
·        Posicionar muito bem a empresa e usar todas as ferramentas ao alcance como o Plano de Negócios, Plano de Maerketing e Estudo de Viabilidade Económica e Financeira;
·        Aceitar as falhas. A maioria dos empreendedores falha algum dia. O importante é manter o trabalho e o focus com muita paixão.
. Avaliar a capacidade financeira para financiar o projecto;
. Nesta lista também poderiam entrar os factores de sucesso para projectos;
Existem entretanto muitas variáveis, internas e externas à empresa e todas elas devem ser consideradas e ponderadas. Uma têm mais peso, outras não. Umas daptam-se mais a determinados negócios, outras não. No entanto, o mais cedo possível o empreendedor deve de ter em conta todas elas. Todas elas devem estar espelhadas no Plano de Negócios da empresa. O quadro seguinte assemelha-se às forças de Porter, abordando no entanto outras forças e dimensões do negócio.

dimensao nova empresa

1 comentário:

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