Portugal Start-Up: Modalidades de Confirming - BES Express Bill

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Modalidades de Confirming - BES Express Bill


O BES Express Bill é uma solução de gestão de pagamentos, idêntica ao confirming, que permite às empresas gerirem os seus pagamentos, assegurando aos seus fornecedores os recebimentos nas datas dos vencimentos e possibilitando-lhes a antecipação dos fundos. O comprador acede à sua conta na plataforma online BESnetwork e executa uma “ordem de pagamento a prazo” ao abrigo de um plafond previamente aprovado, a favor do vendedor que receberá uma notificação via email ou sms da existência dessa mesma ordem. Após a receção da ordem, o vendedor tem a possibilidade de antecipar o recebimento dos fundos que tem a receber do seu cliente, ou não recebendo assim apenas na data de vencimento.
                 
                A solução BES Express Bill do Banco Espírito Santo beneficia o comprador disponibilizando-lhe crédito de tesouraria a baixos custos e aumentando o seu poder negocial junto dos seus fornecedores. Para o vendedor esta é também uma operação vantajosa, na medida em que garante os seus recebimentos na data de vencimento das faturas, ao mesmo tempo que lhe permite antecipá-los com custos reduzidos. O BES Express Bill melhora ainda o perfil de risco tanto do emitente como do beneficiário da operação, contribuindo positivamente para o Rating de ambas as partes.

Como funciona o Confirming e o BES Express Bill?


O confirming BES Express Bill tem os seguintes passos conforme espelhado na figura:
1 - A empresa compradora (cliente do BES), envia para o banco via online a relação das ordens de pagamento das facturas.
2 - O banco notifica os fornecedores "vendedores" com o aviso da ordem de pagamento do cliente.
3 - Estes fornecedores decidem se querem antecipar o pagamento das facturas (funciona como Conta Corrente) ou se o pagamento é feito na data de vencimento;
4 - Na data de vencimento das facturas o banco debita a conta do cliente com o valor das respectivas facturas. Caso a conta à ordem não tenha saldo, o banco assegura o pagamento com débito na Conta Corrente. 

Vantagens e Desvantagens do Confirming

Para a empresa cliente (emitente):
- Maior controlo dos custos administrativos pois o banco encarrega-se do envio dos documentos entre cliente e fornecedor;
- Reconciliação bancária automática que facilita a contabilidade;
- Redução de erros na emissão dos pagamentos;
- O Confirming permite melhoria da capacidade negocial do cliente junto do fornecedor mas vez que o fornecedor tem os pagamentos das facturas garantidos pelo banco;

Para o  fornecedor (beneficiário):
- Acesso fácil ao crédito do valor da antecipação das facturas;
- Acesso a crédito mais simples e onde as garantias estão do lado do cliente;
- Não existe "recurso" como no factoring;
- Flexibilidade;
- Possibilidade de reduzir em muito os prazos médios de recebimento através do Confirming;
- Flexibilidade: o fornecedor pode pedir a antecipação só de algumas facturas;
- Não é necessário ter conta no mesmo banco que o cliente emitente para beneficiar do confirming. 


O Confirming pode enquadrar-se no conceito de financiamento Bootstrap, principalmente para o lado do cliente (emitente) que aumenta a capacidade negocial junto de fornecedores, e consequentemente os plafonds de crédito destes.
Consulte-nos para mais informações. 

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