Portugal Start-Up: Empreendedorismo: a solução

sábado, 26 de maio de 2012

Empreendedorismo: a solução

Portugal está atravessar uma fase complicada, com uma elevada taxa de desemprego. Mas se reflectirmos para existir emprego tem que existir empreendedores. Se cada um de nós não tiver um objectivo bem definido, iremos invariavelmente trabalhar para outros que tem. A nossa história é repleta de empreendedores que contra ventos e marés superaram obstáculos. A crise gera enormes oportunidades e quem for empreendedor e tiver visão é a melhor oportunidade para começar um negócio. Todas as empresas multinacionais que conhecemos hoje foram micro e pequenas empresas. Vejamos o caso da Apple que começou numa garagem e com a visão comercial do co-fundador Steve Jobs e com a sua persistência conseguiu transformar uma pequena empresa na empresa que actualmente conhecemos. Sam Walton, fundador da Wal-Mart (gigante hiper-mercado americano), começou com uma pequena mercearia na qual queria vender mais por menos, o pioneiro do low-cost.
O problema é que todos nós temos receamos o fracasso. Mas o sucesso não resiste a persistência. Henry Ford disse uma vez: "Sucesso é andar de fracasso em fracasso!" Thomas Edison que inventou a lâmpada respondeu a uma pergunta de um jornalista que tinha perguntado como tinha sido o processo para conseguir a lâmpada e para surpresa de alguns, ele disse: "Apenas aprendi 999 vezes como não fazer uma lâmpada".
O empreendedor tem que ter duas características fundamentais: ambição e força de vontade. A ambição nunca pode ser confundida com a ganância, é ela que puxa para sairmos da cama de manhã, para concretizarmos os nossos sonhos. A ambição está intrínseco em cada um de nós. A ambição funciona e revoluciona a evolução do espírito humano. Porém um homem não é uma ilha, logo precisa de outras pessoas para conseguir atingir os seus objectivos. Caso tenha uma ideia de negócio, não tenha medo, deixe as coisas fluírem e tenha paixão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...