Portugal Start-Up: Apoio para Mulheres Empreendedoras

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Apoio para Mulheres Empreendedoras


O IFDEP (Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal) desenvolveu um programa de apoio ao empreendedorismo por parte das mulheres. O FAME (Formação Avançada para Mulheres Empreendedoras) tem vindo a dar formação, a apoiar as mulheres portuguesas na criação do seu próprio emprego e a construir uma tradição no sentido de estimular o empreendedorismo feminino.

O programa destina-se a mulheres, independentemente da sua situação profissional, que pretendam inserir-se no mercado de trabalho através da criação do seu próprio emprego. Para poderem participar as candidatas têm apenas que ter a escolaridade mínima obrigatória – 9º ano - e preferencialmente uma ideia ou projecto coerente de negócio. Como estímulo à adesão a este incentivo o FAME prevê a formação em horário laboral e a atribuição de subsídio de alimentação os dias da formação.

O FAME tem como modelo uma acção formativa que conjuga o desenvolvimento de competências individuais no campo do empreendorismo, gestão de negócio, etc.., com o apoio ao nascimento das empresas e acompanhamento nos primeiros passos do investimento. A consultoria é um dos pontos fortes deste programa que pretende acima de tudo dotar as mulheres das competências necessárias à sua autonomia empresarial.

o programa tem como regra base a exigência de uma maioria da presença de mulheres nas sociedades criadas no âmbito do FAME, assim como a imposição das funções de gerência por parte de uma mulher. A presença de homens no capital da sociedade é permitida desde que referida no Plano de Negócios.
O programa FAME desenvolve-se em torno de três eixos fundamentais:

Formação – fornecer às participantes os conhecimentos de gestão que lhes permitam fundar e conduzir os seus negócios a bom porto. Apoio à constituição e consolidação de micro e pequenas empresas que sejam promovidas por mulheres. Formação que permita que as mulheres participem nos processos de decisão.
Consultoria – Apoio à consolidação do plano de negócios e sua adaptação à realidade empresarial. Este módulo é apenas acessível às mulheres que tendo frequentado as acções de formação optaram pela formação do seu próprio negócio. Este serviço tem a duração de um máximo de 80horas por cada empresa.
Financiamento – Apoio para as formandas que vejam o seu plano de negócios aprovado pelo IFDP beneficiam de um apoio no valor de 12 x IAS (indexante dos apoios sociais).

Dado o contexto internacional e a conjectura social o IFDP dá preferência a projectos no âmbito dos sectores tecnológico e científico. É dada especial importância às empresas que se constituam nas áreas das novas tecnologias de informação e comunicação ou que visem sectores onde as mulheres se encontram sub-representadas.

O FAME pretende fomentar o empreendorismo junto da população feminina, aumentar e reforçar a qualidade da sua participação no mercado de trabalho para que a mulher alcance um lugar mais equilibrado e participativo na sociedade nacional e internacional. Apostar no empreendedorismo feminino e na intervenção das mulheres em todas as áreas do sector empresarial é uma forma de apoiar e promover a igualdade de oportunidades, a formação qualificada e o desenvolvimento de uma rede de cooperação e informação. 

Para mais informações consulte a Up To Start - Consultoria e Projectos de Investimento e a informação disponível no nosso site em www.uptostart.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...