Portugal Start-Up: Funcionamento da banca em Moçambique

terça-feira, 5 de junho de 2012

Funcionamento da banca em Moçambique

Depois de abordarmos as características do Mercado de Moçambique, como constituir uma empresa em Moçabique e o respectivo enquadramento fiscal, abordamos o sistema bancário. 

Os principais bancos a operar em Moçambique, são por ordem de dimensão:


Esta é a lista dos bancos a funcionar em Moçambique, podendo haver no entanto bancos sul africanos a intervir neste mercado. 

Abaixo, tabela dos respectivos volumes de negócios da banca moçambicana.
banca moçambicana
Os bancos moçambicanos encontram-se bem capitalizados na generalidade e alguns deles têm ligações à banca portuguesa como é o caso do BIM que está ligado ao grupo MillenniumBCP e o BCI ligado ao BPI e o Moza Banco ligado ao Grupo Espírito Santo.

Para investimentos portugueses em Moçambique e constituição de empresas em Moçambique por portugueses, existe o apoio da SOFID - Investimoz e do Fundo de Apoio ao Investimento em Moçambique. A SOFID pode apoiar o investimento em Moçambique de diferentes formas dependendo do projecto, podendo ir desde a prestação de garantias de bom pagamento (prestar garantia de autónoma junto do banco financiador em Moçambique) ao financiamento directo da empresa ou participação no capital da empresa. 

Para apresentação de projectos é sempre imperativa a apresentação do Plano de Negócios e Projectos de Investimento. 
Consulte-nos para obter todo o apoio necessário apoio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...