Portugal Start-Up: IMPULSO JOVEM: Iniciativa à Empregabilidade Jovem e de apoio às PME

quinta-feira, 7 de junho de 2012

IMPULSO JOVEM: Iniciativa à Empregabilidade Jovem e de apoio às PME



Com os números do desemprego jovem a crescer o Governo decide lançar um apoio extraordinário à empregabilidade jovem e às PMEs.

A medida tem quatro eixos fundamentais de incidência:

1. Passaporte-Emprego: Programa de Estágios para Jovens
Apoio aos jovens desempregados com qualificação para que desenvolvam aptidões e competências em contexto de trabalho. Privilegia três sectores: PMEs, Economia Social e Internacionalização.

2. Orientação, Formação e Qualificação:
Procura promover o ensino e a formação profissional especialmente nos sectores considerados deficitários. Destina-se a jovens que não tenham a escolaridade obrigatória, jovens com habilitações escolares mas sem qualificação profissional ou jovens que possuam habilitações e formação escolares e pretendam criar o seu próprio emprego.

3. Empreendedorismo:
Apoio ao empreendedorismo jovens com especial valorização no sector da Agricultura, Projectos de base Regional, Projectos que apostem na Inovação ou na Economia Social.

4. Internacionalização:
Apoio e aposta em medidas que, no quadro da União Europeia e Resto do Mundo, promovam a internacionalização académica e empresarial.

Apoio às PMEs
A medida Impulso Jovem prevê três linhas de acção no auxílio às PMEs, a saber:

1. Aceleração dos processos burocráticos, simplificação ao acesso dos apoios previstos no QREN, mais eficiência nas infraestruturas de apoio às empresas;
2. Criação do fundo de revitalização para PMEs com o apoio do Fundo Europeu de Investimento (FEI), acesso a linhas de crédito dentro do quadro do Banco Europeu de Investimento (BEI) e a fundos de capital de risco com base regional, aposta no reforço dos instrumentos que o QREN disponibiliza ao nível da engenharia financeira;
3. Aposta na iniciativa privada jovem com especial incidência nas regiões de baixa densidade. Promoção do reforço dos sistemas de incentivos previstos no QREN, com especial atenção ao emprego jovem, desenvolvimento de incentivos de apoio local a microempresas, valorização do investimento empresarial em áreas de baixa densidade e da revitalização económica das cidades.

Esta iniciativa conta com 344 milhões de euros e abrangerá 90 mil jovens.


Para mais informações consulte a Up To Start - Consultoria e Projectos de Investimento e a informação disponível no nosso site em www.uptostart.com.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...