Portugal Start-Up: Mulheres e Empreendedoras

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mulheres e Empreendedoras


A APME (Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias) nasce em Agosto de 1985 e é desde 1995 uma Associação sem fins lucrativos e de Utilidade Pública. Com sede em Lisboa, esta associação que garante presença em todo o território nacional, tem como principal fim a divulgação do trabalho das Empresárias e das Empreendedoras Portuguesas tanto a nível nacional como no estrangeiro.
A sua acção na vida pública passa por afirmar a sua imagem e peso institucional perante as diversas entidades públicas e privadas em território nacional e no estrangeiro. Uma das grandes vitórias da APME foi ter contribuído activamente para a introdução de uma recolha estatística e analítica, junto de entidades como o MEE- Ministério da Economia e Emprego, IAPMEI, ICEP, INE, entre outros, com base no género dos inquiridos e apenas ao nível do mercado português.

A APME é filiada na FMEPP (Federação das Mulheres Empresárias e Profissionais de Portugal), consequentemente na BPW (Business and Professional Women) que é entidade que a nível mundial congrega as Federações de Mulheres Empresárias e Profissionais de mais de 120 países dos 5 continentes. A associação é ainda uma das entidades que faz parte do Conselho Consultivo da CIG (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género).


Em 1998 a APME torna-se membro efectivo da FIDE (Federação Ibero-Americana de Mulheres Empresárias) e em 1999 assume a Presidência e a Secretaria-geral da FAME (Federação das Associações de Mulheres Empreendedoras da CPLP), dando mais um passo na relação comercial com os países Africanos Lusófonos. Membro da FEM (Femmes Européennes Moyennes et Petites Entreprises) desde 1999 é eleita em 2002 para integrar o seu Conselhor Consultivo. A FEM faz parte da UEAPME (Union Européenne des Associations des Petites Moyennes Entreprises), que é a mais forte representação empresarial a nível da União Europeia.

A actual direcção da APME, pela primeira vez, abraçou um modelo de gestão que elimina a figura do presidente e promove o trabalho em equipa. Neste sentido elegeu uma equipa para a gestão dos seus órgãos sociais.

A Associação que tem como principais objectivos o apoio ao co-empresariado, à criação de novas empresas, empresárias e do próprio emprego, pretende contribuir positivamente para o crescimento do exercício do poder político e económico das mulheres. Neste sentido promove acções de formação contínua, parcerias com diversas associações, apoia e fomenta a consolidação e o desenvolvimento das MPE’s (Micro e Pequenas empresas) em simultâneo com a promoção do trabalho da APME e das suas associadas junto do mercado.


A APME aposta na formação, consultoria, informação e suporte técnico das empreendedoras e empresárias. Especialmente direcionada para o sector das MPE’s, onde a presença do empreendedorismo feminino é mais forte, a APME aposta no reforço do papel da mulher na economia, política, cultura e sector social para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável do país. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...