Portugal Start-Up: A Dimensão do Futebol no Mundo e em África

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Dimensão do Futebol no Mundo e em África

FUTEBOL NO MUNDO


O futebol é o desporto mais mediático em todo o mundo com uma estimativa de 3 mil milhões de adeptos e 265 milhões de praticantes – 4% da população mundial.
Nos últimos 20 anos a indústria do futebol cresceu exponencialmente, nomeadamente na Europa, com uma capacidade de geração de receitas histórica suportada pelas elevadas receitas de direitos televisivos e de publicidade.

As cinco maiores ligas de futebol no mundo estão na Europa – Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França – nos países que reúnem maior poder de compra da União Europeia.

O mercado do futebol é bastante concentrado, com apenas 10% dos clubes de primeira linha na Europa a gerarem 70% das receitas totais.
O elevado poder económico e herança histórica dos clubes europeus faz destes um objectivo de carreira para qualquer jogador, implicando transferências de jovens promessas de campeonatos regionais sul-americanos e africanos para a Europa. Em consequência, acentua-se a grande centralização no futebol europeu e o fosso para campeonatos de outros continentes.

Em 2009 os jogadores africanos representavam 14% do total de estrangeiros nos  campeonatos europeus, com uma média de idade de chegada à Europa de 19,4 anos.
Ainda assim, nos últimos 5 anos verifica-se um elevado desenvolvimento da indústria futebolística em diversos países da América Latina e África.


FUTEBOL EM ÁFRICA


O futebol é o principal desporto nacional em grande parte dos países africanos com milhões de adeptos.
Está organizado em federações, que profissionalizaram o desporto, no entanto cujos interesses são muitas vezes influenciados pelo poder monetário desta indústria em detrimento do desenvolvimento sustentável da modalidade em cada região.

A Confederação Africana de Futebol (CAF) tem mais de 3 milhões de jogadores registados e 46 milhões de praticantes, sendo uma das confederações mundiais com maiores taxas
de crescimento acima de 10% ao ano.
O Campeonato Africano das Nações (CAN) tem ganho mediatismo e é impulsionador para o desenvolvimento do desporto no país organizador.

Este artigo também pode interessar:
Como constituir uma empresa em Angola

Estádio 11 de Novembro em Luanda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...