Portugal Start-Up: Alfred Chandler - Grandes nomes da gestão

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Alfred Chandler - Grandes nomes da gestão


ALFRED CHANDLER

1918 a 2007

Depois de se licenciar em Harvard Alfred Chandler, tornou-se um historiador no MIT. Mais tarde, foi professor de História na Johns Hopkins University e depois professor de História Económica na Universidade de Harvard.

Apesar de ser da área de história, Alfred Chandler fez pesquisas exaustivas das empresas norte-americanas em actividade no período entre 1850 e 1920, que foram a base da maior parte do seu trabalho posterior.

Chandler ganhou vário prémios, incluindo o Prémio Pulitzer

Chandler influenciou a tendência da descentralização nas empresas dos anos 60 e 70, defendendo que a vantagem das empresas multidivisionais era o facto de estas permitirem que os executivos de topo deixassem de ser os únicos responsáveis pelo destino de uma empresa e passassem a ter responsabilidades mais rotineiras, ganhando tempo para se dedicarem a outras tarefas e passando a assumir o compromisso de um planeamento a longo prazo.
As teorias de Chandler também contribuíram para a «profissionalização da gestão», que é algo que se torna necessário à medida que a dimensão das empresas aumenta significativamente.



Alfred Chandler
Alfred Chandler





CONCEITOS-CHAVE
-  Relações entre estratégia e estrutura.
- Empresa multidivisional.
livro-chave
-  Strategy and Structure.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...