Portugal Start-Up: Chris Argyris - Grandes nomes da gestão

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Chris Argyris - Grandes nomes da gestão


CHRIS ARGYRIS

Nascido em 1923

Chris Argyris  é um professor de Comportamento Organizacional na Harvard Business School desde 1971, ou seja durante quase 40 anos até falecer aos 90 anos em 2013.

O trabalho inicial de Argyris centrou-se na área da ciência comportamental. A obra que publicou em 1957 — Personality and Organization — tornou-se um dos textos clássicos nesse tema. Argyris argumenta que as empresas dependem fundamentalmente das pessoas e do seu desenvolvimento individual. A tarefa de uma empresa consiste em assegurar que as pessoas estão motivadas e que maximizam todo o seu potencial. Foi o primeiro a defender as organizações em constante aprendizagem (learning organizations).


Chris Argyris estudou muito a motivação das pessoas nas organizações e formulou algumas teorias nessa área.

Das suas pesquisas resultaram dois conceitos-chave: single loop learning — no qual a organização é capaz de detectar e corrigir os seus erros de forma a cumprir os objectivos delineados, e double loop learning — quando a organização se serve desse esforço de detecção e correcção de erros para mudar as normas, políticas e objectivos que os causaram. 



Matriz de Chris Argyris
Matriz de Chris Argyris

CONCEITOS-CHAVE
-  Aprendizagem empresarial
-  Aprendizagem individual e partilhada.
livro-chave
-  Personality and Organization.
- Organizational Learning.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...