Portugal Start-Up: Elliott Jaques - Grandes nomes da gestão

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Elliott Jaques - Grandes nomes da gestão

ELLIOTT JAQUES

1917 - 2003

Elliott Jaques é um psicólogo nascido no Canadá, que dedicou a sua carreira a uma pesquisa intensiva da dinâmica dos grupos de trabalho. Ele foi um dos fundadores do Tavistock Institute of Human Relations, em Londres, trabalhou na Universidade de Brunel, no Reino Unido, e, mais tarde, na Universidade George Washington. O seu trabalho baseou-se em pesquisas intensivas, sendo geralmente ignorado pelo mercado empresarial.

A pesquisa de 
Elliott Jaques mais conhecida teve como objecto de estudo a democracia industrial, um conceito aplicado na empresa Glacier Metal, do Reino Unido, entre 1948 e 1965. Esta empresa utilizava inúmeras práticas inovadoras, um facto que atraiu Jaques, que, no seu livro The Changing Culture of a Factory, revela os resultados das pesquisas dos grupos de trabalho da Glacier.

Outros estudos de Elliot Jaques basearam-se na teoria do valor do trabalho em organizações cada vez menos burocratizadas e no critério de valorização da performance dos gestores, que deveriam ser remunerados de acordo com o tempo necessário para a concretização das suas decisões.


Um dos grandes trabalhos de Elliott Jaques foi relativo aos níveis de trabalho nas organizações, que relaciona o compromisso dos colaboradores com as suas funções e objetivos.


Níveis de trabalh
Níveis de trabalho - Elliott Jaques






CONCEITOS-CHAVE
- Democracia industrial.
livro-chave
- A General Theory of Bureaucracy.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...