Portugal Start-Up: Estádios de Futebol na Europa

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Estádios de Futebol na Europa

Estádios de Futebol na Europa



A principal concentração de estádios de futebol está localizada na Europa e América Latina, onde se verifica uma elavada cultura pelo futebol.

Quantos estádios de futebol existem na europa?



Na europa existem mais de 300 estádios de futebol com lotação superior a 20.000 mil espectadores. A maior concentração está no Reino Unido com 54 estádios, Alemanha 47, Itália 35, Espanha 29 e França com 27.

Estima-se que cerca de 90% dos estádios europeus com lotação superior a 20.000 espectadores tenha mais de 30 anos e necessite de grandes renovações.

O peso dos estádios de domínio público ainda é bastante significativo, com excepção do Reino Unido e a Noruega onde mais de 50% dos estádios são detidos por privados. Os estádios de propriedade privada têm maior capacidade média para a geração de receitas.

Nos últimos anos verifica-se uma inversão da tendência de construção de estádios em localizações suburbanas, voltando-se novamente para o centro das cidades.

A capacidade utilizada nos estádios de futebol na Europa, principal referência mundial da modalidade, difere bastante de país para país. Em Itália, a capacidade é apenas 61% enquanto que  na Alemanha é de 88% e em Inglaterra de 92%.

Se por um lado os países de maior PIB per capita têm melhores capacidades utilizadas de estádios, por outro constata-se também que os países de grande crescimento como a Rússia e Turquia apresentam grandes ocupações.





Estádio
Receitas Bilheteira
Receitas Operacionais
Santiago Barnabéu
129
439
Old Trafford
122
350
Emirates Stadium
115
274
Camp Nou
98
398

Mais artigos do dossier futebol:

Emirates Stadium

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...