Portugal Start-Up: Gary Hamel - Grandes nomes da gestão

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Gary Hamel - Grandes nomes da gestão


GARY HAMEL

1954 

Em 1978, Gary Hamel deixou a administração hospitalar e foi para a Universidade de Michigan, onde se doutorou em Gestão Internacional. Para além de professor de Gestão Estratégica e Internacional na London Business School, é consultor de empresas e presidente da Strategos, uma empresa de consultoria mundial.

Gary Hamel já publicou também alguns livros na área da gestão. 

Hamel criou também a pirâmide das capacidades humanas, tem quem como objetivos gerir as expetativas das pessoas da obediencia para a paixão:


paixao Gary Hamel
Piramide de Gary Hamel


Hamel criou um novo vocabulário para a estratégia, com conceitos como intenção e arquitectura estratégicas,visão estratégica e competências centrais. A partir destes conceitos, pode-se criar uma estratégia eficaz, desde que as empresas desafiem a tradição. «Assumir riscos, quebrar as regras e inovar sempre foram atitudes importantes, mas, hoje em dia, são mais cruciais do que nunca», afirma.
Para Hamel a estratégia é revolução. Ou seja, a mudança deve ser uma forma de vida para todas as empresas. A gestão de topo deve dar o exemplo e ouvir os gestores intermédios e operacionais.






CONCEITOS-CHAVE
-  Intenção estratégica.
- Competências centrais.
- Arquitectura estratégica.
livro-chave
- Competing for the Future.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...