Portugal Start-Up: Henry Ford - Grandes nomes da gestão

domingo, 16 de outubro de 2016

Henry Ford - Grandes nomes da gestão


HENRY FORD

1863 a 1947

Henry Ford foi um dos principais responsáveis pela produção em massa na indústria automóvel. Construiu o seu primeiro carro em 1896 — o modelo A e o modelo T — e, apercebendo-se do seu potencial comercial, formou uma empresa em 1903. Após um ano, as vendas mensais atingiram os 600 carros. Em 1908 nasceu o modelo T, de que foram produzidas 15 milhões de unidades entre 1908 e 1927. Os primeiros investimentos no exterior foram em França (1908) e no Reino Unido (1911).

Henry Ford, o modelo T e a motivação.

Ford desenvolveu a produção em massa porque ela permitia que se produzisse carros a preços que as pessoas suportassem. Mas fixou-se rigidamente nessa política, manteve o estilo simples e inalterável do modelo T, tornou-se dependente dele e acabou por perder terreno. O marketing foi negligenciado e Ford é hoje encarado, em termos de gestão, como um ateu, mas com atitude. Da mesma forma que não acreditava em modelos T em diversas cores (que não a preta), também não acreditava na gestão.


O Fordismo consistia em 3 pontos principais:

  • Standartização do produto
  • A utilização de linhas de produção e linhas de montagem 
  • Os trabalhadores devem ser pagos o suficiente para comprar os produtos que ajudam a fabricar


A fábrica da Ford tinha em 1914 capacidade para constuir um carro a cada 98 minutos. Henry Ford era defensor do capitalismo do bem-estar social.
Curiosidade: sabias que a Ford chegou a construir aviões? Era o Ford 4AT!

Henry Ford
Henry Ford - Pensar






CONCEITOS-CHAVE
- Produção em massa.
livro-chave
-  My Life and Work.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...