Portugal Start-Up: James Champy - Grandes nomes da gestão

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

James Champy - Grandes nomes da gestão


JAMES CHAMPY

Nascido em 1942

Foi co-fundador da empresa de consultoria CSC Index, James Champy é, juntamente com Michael Hammer, o doutrinador do fenómeno de gestão dos anos 90: a reengenharia. Graças ao livro que escreveram sobre esse tema e à popularidade do conceito, a CSC tornou-se uma das maiores empresas de consultoria do mundo. Mas... o que é a reengenharia empresarial?

Para James Champy e Michael Hammer, a reengenharia era mais do que melhorar os processos. Eles encaravam-na como uma receita para liderar uma revolução empresarial.
Muitos acusaram a ideia de utópica — por ser impossível «passar uma borracha» sobre o passado das empresas — e até desumana — porque ignorava a importância das pessoas, vistas como meros responsáveis por processos.


Terá sido James Champy um dos percursores das teorias Lean e Kayzen aplicadas a start-ups? Champy tem mais de 40 livros publicados!

Mas o grande problema da reengenharia foi o de ser confundida com o downsizing, algo que Champy procurou remediar, sem sucesso, no livro Reengineering Management. Em 1996, Champy abandonou a CSC para liderar a consultoria da Perot Systems e continua a escrever bastante. 



James Champy - Ambição
James Champy - Ambição






CONCEITOS-CHAVE
-  Reengenharia.
livro-chave
-   A Reengenharia da Empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...