Portugal Start-Up: Joseph Juran - Grandes nomes da gestão

sábado, 22 de outubro de 2016

Joseph Juran - Grandes nomes da gestão


JOSEPH M. JURAN

1904 - 2008

Joseph M. Juran Nasceu na Roménia, licenciou-se em Engenharia Electrónica, trabalhou na Western Electric, em 1920, e mais tarde na AT&T. Em 1953 Joseph M. Juran fez a sua primeira visita ao Japão e, durante dois meses, observou as práticas japonesas e formou os gestores e engenheiros no que ele designou «gestão da qualidade». Durante cerca de vinte e cinco anos foi orador em seminários por todo o mundo subordinados a esse tema.

Juran, criou o famoso Juran Management System ou JMS. Ele era também defensor do Princípio de Pareto que dizia que que 80% dos problemas eram causados por 20% das causas. Foi um grande estudioso também do controlo de qualidade e dos sistemas Kayzen e Lean, quando visitou a Toyota no Japão durante 2 meses.


Joseph juran
Controlo de Qualidade Juran

O JMS também tem como objectivo mudar a cultura das empresas. Juran acreditava que o factor humano era essencial para a gestão da qualidade e que a resistência a mudanças era afonte dos problemas de qualidade. Incentivando a educação e otreino dos gestores, o consultor propunha os seguintescomportamentos:
• Estar disposto a entender as necessidades dos clientes e a satisfazê-los
• Proporcionar alta qualidade de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, reduzir custos
• Estar envolvido para identificar as necessidades dos clientes
• Treinar todos os níveis hierárquicos nos processos de gerenciamento para a qualidade
• Agregar metas de qualidade ao planejamento de negócios
• Fornecer participações à força de trabalho
• Altos gerentes devem ter a iniciativa de realizar a gestão de qualidade

Entretanto, as empresas ocidentais continuavam a achar que os produtos japoneses eram de fraca qualidade, mas, quando acordaram para a realidade, viram-se obrigadas a colocar a qualidade no centro dos seus próprios objectivos empresariais. Juran e o Instituto Juran, fundado por ele, eram um foco de interesse das empresas de todo o mundo.
Juran insiste em que a qualidade não pode ser delegada, mas tem que ser o objectivo de cada empregado, individualmente e em equipa.






CONCEITOS-CHAVE
-  Gestão da qualidade.
livro-chave
- Quality Control Handbook.

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