Portugal Start-Up: O Facebook tem futuro?

sábado, 15 de outubro de 2016

O Facebook tem futuro?

Facebook tem 50% menos pesquisas no Google do que há 4 anos


As pesquisas web google com o termo de pesquisa "Facebook" têm vindo a decrescer de forma acentuada nos últimos anos. Segundo o Google trends (ver gráfico abaixo) a pesquisa por facebook é agora menos de metade do que há 4 anos atrás.
Poderá isto significar o início do declínio da principal rede social? O Facebook pode ter o mesmo destino de outras redes sociais que eram gigantes e depois desapareceram?

Pesquisas por Facebook
Pesquisas por Facebook - 5 anos

Redes sociais que (quase) desapareceram


Os gráficos de pesquisas dos exemplos que apresentamos em seguida têm algo em comum com o gráfico de pesquisas do Facebook.
Há alguns anos atrás, redes sociais como o Hi5 e o Myspace eram os reis do social media (pelo menos no ocidente). Aparentemente, no tempo do reinado Hi5 e Myspace, não havia espaço para nenhuma outra rede social. Naquele tempo ninguem acharia que um Facebook viesse a ter sucesso.
No entanto, com o crescimento da nova rede social Facebook, outras redes como o Hi5 declinaram.

Crescimento do Facebook
Crescimento do Facebook de 2005 a 2012


Decrescimento do hi5

Decrescimento do Myspace
Decrescimento do Myspace

Alguma parecença entre a queda das pesquesas do Facebook e a queda das pesquidas das outras redes sociais?
Sim, alguma, mas ainda não é possível concluir nada. O Modelo de Negócio do Facebook é sólido e o Modelo de Gestão de Mark Zuckerberg é agressivo, o que faz com que o Facebook esteja em constante inovação.
Até agora a Google+ tem tentado ser uma das pricipais concorrentes sem grande sucesso mas há outras redes sociais em franco crescimento. A WeChat por exemplo é uma das redes sociais em maior crescimento a nível mundial.

Wechat ameaça Facebook


Uma das redes sociais mais populares na China é o Wechat. Tecnologicamente muito avançado, atinge em 2016 mais de um Bilião de utilizadores e continua a crescer, especialmente fora da China.
O gráfico abaixo mostra o forte recente crescimento do Wechat nos Estados Unidos.

Crescimento Wechat nos Estados Unidos

Será que a Wechat vai tirar margem de manobra a outras redes?

Wechat em Portugal

O crescimento de utilizadores do Wechat em Portugal tem sido exponencial. Começou a ser utilizado principalmente por empresários que procuravam aproximar-se de clientes e fornecedores na China (o Wechat é também muito usado no mundo dos negócios na China), mas agora está a espalhar-se pela comunidade em geral.

Qual o futuro do Facebook e de outras redes sociais? Qual será a proxima grande rede social?

1 comentário:

  1. O facebook vai ser substituido por outras redes sociais mais tarde ou mais cedo... O facebook não tem futuro

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...