Portugal Start-Up: Peter Drucker - Grandes nomes da gestão

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Peter Drucker - Grandes nomes da gestão


PETER DRUCKER

1909 a 2005

Quase tudo o que os executivos fazem, pensam ou enfrentam já foi estudado por Peter Drucker. O pai da gestão nasceu na Áustria e acredita que foi uma má gestão que empurrou a Europa da sua juventude para o caos.

Peter Drucker trabalhou como jornalista em Londres, antes de ir para os Estados Unidos, em 1937. Escreveu o primeiro livro, Concept of the Corporation, em 1946, baseado nos seus estudos sobre a General Motors. Mas The Pratice of Management (1954) inventou a gestão como disciplina. Drucker dividiu o trabalho dos gestores em seis tarefas: definir objectivos, organizar, motivar, comunicar, controlar, formar e motivar pessoas.


Drucker escreveu na verdade imensos livros mas os referidos acima são os principais... e é obrigatório ler pelo menos um livro do autor!

Além de cunhar ideias como as da privatização e da gestão por objectivos, lançou o profético livro The Age of Discontinuity (1969), onde anunciou a chegada dos trabalhadores do conhecimento. Nos últimos anos, tem estudado o tema da gestão de organizações não lucrativas.



Peter Drucker
Frase de Peter Drucker





CONCEITOS-CHAVE
-  Da gestão por objectivos à gestão de trabalhadores qualificados.
livro-chave
- Practice of Management.
- The Age of Discontinuity.
- Management: Tasks, Responsibilities, Practices.
- Memórias de Um Economista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...