Portugal Start-Up: Philip Kotler - Grandes nomes da gestão

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Philip Kotler - Grandes nomes da gestão


PHILIP KOTLER

1931

Philip Kotler nasceu em Chicago, estudou na Universidade DePaul, é mestre em Economia pela Universidade de Chicago, é doutorado pelo MIT, professor universitário e autor de livros e artigos que têm por tema o marketing. Philip Kotler encara este conceito como a essência da empresa, afirmando que «as boas empresas vão ao encontro das necessidades; as empresas excelentes criarão mercados».

Na obra Marketing Management, Kotler define conceitos tão simples como mercado, ou produto, de forma exímia, ao mesmo tempo que introduz conceitos novos, como mega marketing, ou marketing social. Identificou ainda três obstáculos que uma empresa terá que enfrentar de forma a orientar a sua estratégia para o marketing. Eles são os seguintes: resistência organizacional, aprendizagem lenta e esquecimento rápido.


Segundo Kotler, o marketing tem o seguinte processo:

  1. Compreender o mercado e o que querem os clientes
  2. Desenhar uma estratégia de marketing dirigida ao cliente
  3. Construir um processo de marketing com valor acrescentado
  4. Construir relações lucrativas e "deliciar" o cliente
  5. Capturar o valor dos clientes 


Philip Kotler trouxe ao pensamento e à escrita do marketing uma orientação analítica e tornou-o uma disciplina academicamente aceite.



Philip Kotler
Philip Kotler





CONCEITOS-CHAVE
-  O marketing como função empresarial central.
livro-chave
-  Marketing Management.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...