Portugal Start-Up: Como aumentar as vendas online

domingo, 13 de novembro de 2016

Como aumentar as vendas online

Bem, vamos aqui falar de como aumentar as vendas online mas estas dicas aplicam-se não só a negócios online mas na verdade a qualquer negócio onde se venda um produto ou serviço ao cliente. Mesmo tendo uma loja física onde vende os seus produtos ou um escritório ou espaço onde presta os seus serviços, um website é sempre uma excelente forma de captar contatos, potenciais clientes e consequentemente vendas.

Como aumentar as suas vendas 


Bem, vamos então aos pontos que consideramos a base de uma excelente fonte de clientes tanto para um negócio online como para qualquer outro negócio e esteja a vender um produto ou um serviço.

Presença online

Ter uma boa presença online para vender ou dar a conhecer os seus produtos é o mesmo que ter uma loja de rua mas à partida com custos inferiores. Investir na presença online para aumentar as suas vendas é bastante flexível mas os valores e tempo que investe refletem-se claro na quantidade de clientes que podem vir através do canal online.

Imagine, pode investir num website e gastar muito pouco ou nenhum dinheiro e tempo mas este website vai ser o equivalente uma loja numa rua muito pouco movimentada. Pode também investir num website profissional, investindo eventualmente algum dinheiro no desenvolvimento e no produto e também tempo para criar conteúdos interessantes e do interesse do cliente. Isto será o equivalente a implementar a sua loja numa rua movimentada. Quanto mais investir na sua presença online, mais o seu negócio online vai ganhar "autoridade" na internet e mais vendas terá.

Tornar o seu website numa "loja da Rua Augusta em Lisboa" pode ser bastante trabalhoso mas também pode vir a compensar bastante.

A presença online deverá depois ser rentabilizada de forma a maximizar o seu potencial. Vejamos como.

SEO
O Search Engine Optimization corresponde a um conjunto de técnicas que visa melhorar os conteúdos de um site ou blog de forma a melhorar a experiência do utilizador mas acima de tudo de forma a melhorar a forma como os motores de busca como o Google lêem e encontram o website. Ter um website com um bom SEO vai aumentar a visibilidade do seu website na internet e consequentemente aumentar as suas vendas online.

O SEO acaba por ser uma das formas mais vantajosas de mostrar os seus produtos e aumentar vendas pois se tem um bom SEO significa que os motores de busca nomeadamente o Google dão importância ao seu site. Além disso e muito importante é o fato do SEO trazer-lhe tráfego orgânico, i.e. tráfego que não teve que pagar com campanhas de marketing online.

Adwords da Google

Uma das maiores redes de publicidade online é o Google Adwords e é uma excelente forma de publicitar o seu site e produtos e aumentar vendas. O Adwords permite-lhe criar anúncios que vão aparecer na rede de busca do google quando as pessoas procuram por determinadas palavras chave.

Por exemplo: a empresa Maria Joaquina Lda. vende passeios a cavalo em Sintra. Pode criar um anúncio Adwords com as palavras chave "passeio a cavalo em Sintra" e sempre que algém pesquisar por estas palavras-chave no Google encontrará nos lugares cimeiros o website da empresa o que aumenta a probabilidade desta empresa vender o seu serviço.

O Adwords oferece também anúncios de rede display que corresponde a anúncios que o Google coloca em determinados sites ou segmenta de acordo com o perfil do público.

Qualquer empresa ou pessoa que tenha orçamento para tal, deve investir no Google Adwords para aumentar as suas vendas online e melhorar a visibilidade dos seus produtos ou serviços.

Campanhas de Afiliados
Uma boa alternativa a fazer publicidade no Adwords é fazer publicidade numa das muitas empresas de afiliados. Redes de afiliados com o caso do NetLucro consistem numa plataforma que interliga anunciantes e pessoas ou empresas que têm sites ou blogs com tráfego e que podem publicitar o teu produto ou serviço de forma segmentada. Um ponto interessante é que muitas destas campanhas são pagas apenas de acordo com as leads criadas, i.e. o anunciante só paga de acordo com a quantidade de contatos gerada diretamente destas campanhas.

Redes Sociais
Criar contas em algumas redes sociais pode ser interessante para divulgar, publicitar e aumentar a viralidade do seu site e do seu negócio.
Já sabemos que as principais redes socias atualmente são o Facebook e o Instagram mas dependendo dos seus produtos ou serviços, criar contas noutras redes sociais pode ser interessante para aumentar as vendas online de outros segmentos.
Por exemplo, produtos na área da decoração e do artesanato podem ser muito bem divulgados através do Pinterest pois "vivem" muito da fotografia.

De realçar ainda que redes sociais como o Facebook e o Instagram permitem que crie anúncios pagos de forma a aumentar a exposição do seu negócio e melhorar as vendas online. O Facebook tem várias modalidade de anúncios que pode explorar e o Instagram tem desde 2015 os "posts patrocinados". Se o seu produto se adapta ao Instagram (a maioria adapta) esta pode ser uma boa aposta pois o custo por clique (CPC) é ainda muito reduzido rondando 0.01 cêntimo.

Newsletters e email marketing
Outra estratégia para publicitar os seus produtos e aumentar as vendas é através de newsletters. Para enviar newsletters e/ou email marketing não use o seu email pessoal nem o email do Google pois o envio de emails em massa pode colocar o seu endereço de email na lista negra o que faz com que os seus emails passem a ir direitos para a caixa de spam.

Se pretende fazer email marketing use programas destinados para tal como é o caso do MailChimp. O MailChimp é extremamente simples de usar e é grátis enquanto a sua lista de endereços de email for inferior a 2000 emails.

Com que frequência devo fazer email marketing e/ou newsletters? A frequência com que envia emails para os seus subscritores deve de depender do seu produto ou serviço ou informação que disponibiliza. No entanto não deve de enviar com demasiada frequência de forma a que os subscritores não se fartem e marquem os seus emails como spam e o que lhe interessa é aumentar as vendas e não que fique mal visto.

mailchimp vender online


Como captar emails para email marketing
Existem basicamente duas formas de ter uma lista de emails para enviar os seus emails de email marketing e aumentar as vendas: ou constroi uma lista de emails de raíz ou compra uma lista de emails de uma base de dados.
Uma lista de emails construída por emails de pessoas que subscreveram ao seu site terá mais valor pois é formada por pessoas que já mostraram interesse anterior nos seus produtos. Para captar estes emails pode por exemplo usar o formulário de captura de emails do Mailchimp.

Se preferir, pode comprar uma base de dados de emails. Existem algumas bases de dados segmentadas que pode utilizar e por algumas centenas de euros pode comprar milhares de emails. No caso do email marketing com bases de dados a taxa de abertura dos emails é mais reduzida mas sempre pode gerar algumas vendas e melhorar a rentabilidade do seu produto.

Software de CRM
Depende mais uma vez do seu produto ou serviço que vendes mas ter um software de CRM - Client Relationship Manager pode melhorar em muito a conversão das suas vendas, ajudando-o a melhor trabalhar os contatos. Existem bons software de CRM mas o Sugar CRM e o BASE CRM (este último é mais simples de usar) são dos mais simples e baratos do mercado. Com um software de CRM podes dar seguimento aos teus contatos agendando por exemplo emails ou contato telefónico para vender o teu produto. Alguns softwares de CRM permitem também a integração dom software de email marketing como o caso do MailChimp.
O CRM pode ser extremamente interessante especialmente para produtos e serviços de maior valor. Se o teu produto vende-se por 2 ou 3 euros pode não ser interessante mas podes aumentar em muito as vendas de produtos ou serviços de maior valor.

Base

O BASE CRM é um excelente exemplo de software de CRM que permite criar funis de vendas mas que abordaremos num artigo em separado de forma a profundar o tema.
sugar crm base crm

Leia também Como usar o Funil de Vendas para aumentar as suas Vendas.

Acrescentar valor gratuito para ter valor pago
Uma das formas de captar o interesse dos internautas é criar conteúdos interessantes para o leitor. Por exemplo, se pretendes vender telemóveis numa loja online, podes captar em primeiro lugar o interesse das pessoas que procuram telemóveis fazendo reviews, artigos comparando telemóveis, o top x dos melhores telemóveis, entre outros.

Facilitar a compra
Assumindo que todos os outros pontos se encontram bem trabalhados, que tens um bom produto ou serviço e um bom ponto de venda ou loja online, há que facilitar ao máximo a compra por parte do potencial comprador. Disponibiliza várias formas de pagamento não dispensando o Paypal, Cartão de Crédito (cria uma conta no Stripe por exemplo), transferência bancária entre outros.

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