Portugal Start-Up: Como configurar o Webmaster Tools e Submeter Sitemap

sábado, 26 de novembro de 2016

Como configurar o Webmaster Tools e Submeter Sitemap

Vamos falar um pouco sobre o Webmaster Tools. O Google Webmaster Tools é uma ferramente especialmente direcionada para quem tem sites ou blogs e pretende tornar mais eficiente e otimizar o seu site ou blog para que seja mais bem lido pelos motores de busca.

Como configurar o Webmaster Tools e Submeter Sitemap


O que permite fazer o Webmaster Tools: esta ferramenta permite perceber se o teu blog tem erros programação, saber quais os principais termos de pesquisa no teu site e quais, quais a principais palavras-chave, submeter o sitemap do teu site ou blog, saber se o Google está a indexar o teu site e ainda testar o robots.txt.

O Google Webmaster Tools permite também ver como está o rastreamento do seu site o blog, também conhecido por crawling.

Vamos mais à frente ver também como submeter um sitemap no Webmaster Tools.

Estatísticas de pesquisa do Webmaster Tools


Neste ponto da aplicação pode verificar que pesquisas dos utilizadores do Google os levaram ao teu site ou blog. Estas palavras são as portas de entrada do teu site. Isto pode dar-te pistas importantes relativamente às palavras-chave mais importantes do teu site, assim como quantos cliques esssas palavras geraram.
Estas pistas podem ser uma interessante orientação relativamente ao que escrever no futuro e que conteúdos produzir para o teu blog.
Podes também consultar as impressões do teu blog no Google, qual a sua posição nas pesquisas do Google (e assim qual a sua autoridade em certas palavras-chave), quando e onde o teu blog apareceu mais vezes e quais as páginas do blog que foram consultadas nestas pesquisas.


Links de pesquisa neste mesmo separador do Webmaster Tools é possível consultar os links externos e links internos. Estes links, também conhecidos por backlinks, são importantes para que os motores de busca interliguem os conteúdos entre sites e dentro do teu próprio blog. Além disso, teres um link para o teu blog a partir de um site mais "autoritário" é um importante fator para o Google.

O Robots.txt e o Sitemap


Estes dois pontos são de elevada importância no que toca a facilitar a vida aos motores de busca para lerem o material do teu blog ou site.
Nesta parte do Webmaster Tools podes verificar por exemplo as estatísticas de rastreio e aqui é suposto ver o gráfico a crescer quando introduzes conteúdo (significativo) no teu blog.
Aqui também é possível pedir um novo rastreio ao Google.

Como pedir um novo rastreio ao Google: Deves de clicar em "Obter como Google" - vê o vídeo abaixo para perceber melhor - e solicita nova indexação, selecionando também a opção "Rastrear este URL e respetivos links diretos".


Este método vai pedir ao Google para restrear ou fazer o crawling do teu blog. Só podes pedir ao Google para rastrear 10 vezes por mês. Nota que o Google já restreia toda a internet incluindo o teu blog de forma natural.

O que faz o robots.txt
O textinho do robots.txt vai dizer aos motores de busca o que ler e o que não ler do teu blog. Pode haver páginas que não queiras que os motores de busca leiam mas a maioria delas vais querer que leia. Asseguro que este ponto está bem configurado.

Sitemaps
Vê no vídeo o link do sitemap que deves de submeter ao Webmaster Tools (sim aquele que diz algo do tipo /atim.xml.... sim, e que é mega importante para dizeres o que o teu site tem aos senhoros do Google.
Assegura que o teu sitemap está atualizado, submetendo-o com alguma frequência (num site ou blog bem mexido uma vez por semana).
Qual a frequência ideal para submeter o sitemap no webmaster tools: bem isso é relativo mas eu sou apologista mais ou menos do seguinte: se escreves 10 posts por dia no teu blog, submete novo sitemap diariamente ou 2 em dois dias. Se escreves 10 posts por mês, submete o sitemap 1 ou 2 vezes por mês. Se escreveste uma vez em seis meses, submete o sitemap do teu blog apenas uma vez.

Vê o vídeo abaixo para veres todas estas dicas do Google Webmaster Tools mais pormenorizadamente:

O mais importante é escreveres com dedicação no teu blog ou criar conteúdos relevantes para o teu site. Ter o Webmaster Tools bem alinhado com os conteúdos que desenvolves é como ter o motor do carro com óleo e gasolina premium. É ter um motor bem afinado.

Resumindo: o que devo ter em atenção no Webmaster Tools


Segundo as indicações do Google, as ferramentas disponibilizadas pelo Webmaster Tools, especialmente as que listo abaixo são as principais para onde deves de olhar se pretendes manter o SEO do teu blog bem saudável e claro que isso se converta em visitas ao teu blog ou site:
- Verificar se existem erros de rastreamento, erros de DNS e robots.txt a funcionar;
- Verificar as estatísticas de pesquisa;
- Assegurar que o Robots.txt está correto e não bloqueia conteúdos importantes do teu blog;
- Assegurar que o sitemap está minimamente atualizado;
- Verificar se o blog tem vindo a restrear o site ou blog. Quanto mais conteúdo tiver e quanto mais frequentemente for atualizado, mais o Google vai rastrear o blog!

Outros artigos que te podem interessar:
Como ganhar mais dinheiro com o AdSense
Dicas para criar um novo blog no blogger

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...