Portugal Start-Up: Como saber se o seu nome está no Banco de Portugal

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Como saber se o seu nome está no Banco de Portugal

Vamos desmistificar este tema. Antes de mais, saiba que o nome de todas as pessoas que têm ou já alguma vez tiveram crédito em Portugal, está no Banco de Portugal. Sim, a Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal é uma base de dados que pode ter informação positiva ou negativa.

Como saber se o meu nome está no Banco de Portugal


Há vários motivos para querer saber se o seu nome está na Lista Negra do banco de Portugal. Sempre que se pede um crédito bancário por exemplo, os bancos consultam a CRC - Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal para saber se o cliente tem crédito em mora (em atraso) ou não. Havendo crédito em atraso, nenhum banco empresta dinheiro. Note-se atualmente para o seu banco ter acesso a esta informação tem que ter o seu consentimento escrito.

É normal os bancos e instituições financeiras de crédito quererem consultar a sua Central de Responsabilidades e saber se o seu nome está "limpo" ou não: todos os bancos fazem a análise de risco aos seus clientes antes de conceder crédito e o fato de estar na "lista negra" é um fator de risco para o banco.

Para consultar a sua propria informação no Banco de Portugal clique.

central responsabilidades

Como limpar o nome do Banco de Portugal


Seja qual for a antiguidade da dívida que consta na Central de Responsabilidades, a única forma de limpar a informação negativa é realizando o pagamento da mesma. No entanto pode sempre aproveitar para tentar negociar com a instituição de crédito. Ao renegociar o crédito que tem em dívida pode tentar dilatar o prazo de pagamento de forma a suavizar as prestações.
Caso a informação no Banco de Portugal diga que o crédito vencido é "abatido ao ativo" pode ainda tentar um perdão de juros (mas nada é garantido).

Tenho "abatido ao ativo" na Central de Responsabilidades do BdP - o que significa


Abatido ao ativo significa que a instituição de crédito à qual deve já deu o valor como perdido na sua contabilidade (normalmente demora dois anos para passar a abatido ao ativo no Banco de Portugal). No entanto não significa que a instituição de crédito o tenha perdoado. O que pode tentar é antes do pagamento tentar por exemplo um perdão de juros. Por vezes, quando um cliente paga crédito que o banco já considerou abatido ao ativo, do ponto de vista do banco "tudo o que entrar é bom" por isso pode facilitar e eventualmente fazer um perdão de juros. Não custa tentar.

Evitar que o seu nome fique na lista negra do Banco de Portugal

Se sente que está em dificuldades para pagar os seus créditos não deixe o problema avançar pois um mês depois de falhar o pagamento da prestação do crédito, esse fato será comunicado ao Banco de Portugal e passará a constar na Central de Responsabilidades. Antes que isso aconteça, pode ser interessante recorrer por exemplo a crédito consolidado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...