Portugal Start-Up: Conheça 9 apoios para a sua empresa, 4 deles a fundo perdido

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Conheça 9 apoios para a sua empresa, 4 deles a fundo perdido

Quando crias uma nova empresa, há que ter em conta os apoios existentes, sejam apoios do estado ou apoios privados.
Deves de analisar estes apoios tendo em conta as necessidades de investimento, tipologia de negócio, localização do projeto e outros. Vamos ver que apoios existem a fundo perdido, apoios de crédito bancário e que apoios podes ter de Business Angels e Capitais de risco. 

9 incentivos para a sua empresa


Existem atualmente diversos apoios para criar a sua empresa. Vamos primeiro aos apoios a fundo perdido. 

Incentivos a Fundo Perdido


Existem basicamente 4 incentivos a fundo perdidoem Portugal para as empresas, 3 dos quais são atribuídos diretamente às empresas:

PDR 2020
O Programa de Desenvolvimento Rural ou PDR 2020 corresponde aos fundos comunitários que são atribuídos às empresas agricolas ou empresas que dinamizam as zonas rurais. Dentro do PDR 2020 existem pilares de financiamento como o Jovem Agricultor, apoio agroindustrial, área florestal, inovação, desenvolvimento rural entre outros. Saiba mais sobre o PDR2020.

Horizonte 2020
Os incentivos Horizonte 2020 têm como objetivo financiar a fundo perdido empresas que tenham um produto totalmente inovador ou disruptivo no mercado ou projetos de excelência ciêntifica. O Horizonte 2020 encontra-se segmentado em 3 fases, a fase 1 de avaliação no projeto onde são atribuídos 50 000 às empresas para realização do Plano de Negócios, fase 2 de desenvolvimento e demosntração do produto e fase 3 de comercialização do produto pela empresa. Leia mais sobre o Horizonte 2020.


Portugal 2020
O incentivos a fundo perdido do Portugal 2020 podem ser atribuídos a qualquer empresa que se enquadre nas exigências do Portugal 2020, sendo que os incentivos atribuídos devem estar normalmente associados ao aumento da competitividade da empresa, desenvolvimento tecnológico, exportação e defesa de patentes. Saiba se a sua empresa é enquadrável no Portugal 2020.


Fundos Revitalizar
Os Fundos Revitalizar têm como objetivo co-financiar, a fundo perdido, investimentos realizados por Sociedades de Capital de Risco e Business Angels. Saiba mais sobre os fundos revitalizar aqui.


O governo também anunciou recentemente a criação de uma nova linha de financiamento no valor de 200 milhões para as PME.

Outras fontes de financiamento para empresas


Depois da constituição legal da sua empresa, pode começar a procurar por financiamento necessário para realizar os investimentos no seu negócio.

Deve sempre também ter em conta estas fontes de financiamento para o seu negócio:

Microcrédito 
Se o valor que necessita for reduzido (inferior a 10 000 euros) pode tentar recorrer ao Microcrédito.

Linhas de financiamento PME Crescimento
O PME Crescimento é uma linha de financiamento protocolada com a maioria dos banccos em Portugal onde os juros são bonificados pelo estado. Os montantes de financiamento podem ir de 25 000 euros a 1 500 000 euros. A maioria das empresas enquadra-se no no PME Crescimento. Saiba mais sobre os financiamentos PME Crescimento aqui.


PAECPE
O PAECPE ou Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Proprio Emprego é uma medida que tem como objetivo apoiar pessoas que estão em situação de desemprego a criar o seu negócio ou empresa. Pode incluir a antecipação do subsídio de desemprego caso este exista e as linhas Microinveste e Invest+ até 20 000 euros e de até 100 000 euros respetivamente. Se está desempregado leia mais sobre o PAECPE.

Capital de Risco 
As Sociedades de Capital de Risco em Portugal estão cada vez mais abertas a financiar empresas das mais variadas áreas de negócio. Se tem um projeto ou empresa coom potencial de crescimento, pode experimentar uma Capital de Risco, que financiará a sua empresa em troca de uma participação no capital. Veja esta lista de Capitais de Risco em Portugal.

Business Angels
À semelhança das Capitais de Risco, os Business Angels também podem finaciar o seu negócio em troca de uma percentagem do capital. Um Business Angel ou Investidor Anjo é um investidor particular, uma pessoa que investe formalmente noutras empresas e que normalmente está inserido numa Associação. Consulte as Associações de Business Angels existentes em Portugal.

Crédito Pessoal
Em último recurso, se acredita mesmo no seu negócio e não conseguiu uma das outras opções de financiamento, pode tentar um crédito pessoal. Apesar de ter normalmente juros mais elevados é de mais fácil aprovaçao. Clique para saber mais sobre crédito pessoal.

Se o Capital de Risco e Business Angels te interessam, lê também o que procuram os Business Angels e as Sociedades de Capital de Risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...