Portugal Start-Up: Custo de Aquisição do Cliente - Como Calcular

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Custo de Aquisição do Cliente - Como Calcular

O Custo de Aquisição do Cliente, é uma métrica de Mareting mas que qualquer empresa deve de usar pois este indicador é de total importância para saber quanto está a pagar para adquirir cada cliente. Estes custos devem ser incorporados na sua empresa e tidos em conta no custo final do produto.

Como calcular o Custo de Aquisição do Cliente


Para o cálculo do Custo de Aquisição do Cliente deve fazer uma contabilidade de custos onde deve ter em conta todos os custos relacionados com o marketing. Nestes custos com o marketing podem entrar todos os custos com Marketing Online e Offline. Por exemplo:

Custos com Marketing Online

  • Adwords e outras campanhas CPC
  • Publicidade nas redes sociais
  • Compra de Banners
  • Campanhas de Afiliados
  • Email Marketing
  • Publicidade em vídeo (por exemplo Youtube)


Custos com Marketing offline

  • Custos com impressão e distribuição de panfletos
  • Custos com design
  • Publicidade nos media (imprensa, rádio e televisão)
  • Relações Públicas
  • Patrocínios em eventos e outros Patrocínios
  • Outros


Também deve de entrar para o cálculo do CAC - Custo de Aquisição do Cliente - os custos com pessoal diretamente relacionados com a implementação destas campanhas de marketing. Deve também incluir as subcontratações relacionadas com o marketing como por exemplo a contratação de uma agência de comunicação, de uma agência de marketing, assim como software relacionado com o marketing, software de CRM, etc.

Qual a fómula de cálculo do Custo de Aquisição do Cliente


A fórmula do Custo de Aquisição é qualquer coisa como:

CAC = Custos totais marketing / número de clientes adquiridos

Como número de clientes adquiridos leia-se leads convertidas, i.e. clientes que pagaram pelo produto.

O valor obtido é basicamente o valor médio que cada cliente custou em termos de marketing para se tornar "cliente pagante" da empresa. Esta métrica deve ter tida em conta para se perceber se o Custo de Aquisição do Cliente está a ser refletido no preço do produto, para perceber se se deve investir mais ou menos em marketing e tornar mais eficiente o marketing da empresa.

cac


Vejamos o seguinte exemplo: chegou-se à conclusão que o Custo de Aquisição do Cliente na loja online Skatemania é de 50 Euros. Este valor é à partida elevado para uma loja online cuja compra média do cliente é de 100 euros e as margens dos produtos acabam por não cobrir todos os custos.

Outro exemplo: na loja online de eBooks a Ebookmania, o custo de aquisição do cliente é de apenas 0,10 euros, sendo que a compra média do cliente é de 10 euros e as margens são boas. Este negócio pode pensar em aumentar o investimento em marketing pois deverá compensar.

Como fazer diminuir o Custo de Aquisição do Cliente


Típicamente, ao longo do tempo, os negócios tendem a reduzir o Custo de Aquisição do Cliente pois os negócios e marcas tendem a ganhar notoriedade e a aumentar o passa a palavra o que não tem qualquer tipo de custo. Ao lango do tempo, cada vez mais pessoas devem simplesmente lembrar-se do seu negócio ou tomar conhecimento do mesmo por passa a palavra o que não traz custos acrescidos ao cliente.

Rentabilizar o cliente adquirido ao longo do tempo

É pelo fato de que adquirir um cliente ser dispendioso que os contatos, leads e clientes devem ser maximizados de forma a aumentar a conversão em vendas e para fidelizar clientes para que estes voltem a comprar depois de fazer a primeira compra. É aquio que entra o Valor de Tempo de Vida do Cliente: se o cliente voltar a comprar no futuro, este terá mais valor e dilui o custo de aquisição do cliente.

Leia também:
Como Gerar mais Leads
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Comparativo de 3 softwares de CRM

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