Portugal Start-Up: Dicas para criar um novo blog no Blogger

sábado, 26 de novembro de 2016

Dicas para criar um novo blog no Blogger

Apesar de ser extremamente simples criar um blog no blogger, existe alguma distância entre criar um blog muito elementar e amador e criar um blog com um aspeto mais profissional e que vai ter capacidade de atrair mais visitantes.

Dicas para criar um blog no Blogger


As dicas que vamos dar tem três principais objetivos:
- Melhorar o aspeto do blog dando-lhe um ar mais profissional;
- Melhorar o SEO e a forma como os motores de busca encontram o seu site (é importante para trazer tráfego dos motores de busca)
- Aumentar o número de visitas dos seus visitantes;

As dicas que vamos passar a dar são relativamente elementares mas muitas pessoas ignoram. São dicas base importantes para que o seu blog tenha sucesso e que alcance o maior número possível de pessoas. Numa fase mais avançada pode claro tornar o seu blog ainda mais profissional mas para começar o seu blog, é isto que precisa:

Escolha do nome e endereço do blog

O nome e endereço do seu blog são importantes não só para indicar aos visitantes do que se trata o blog mas também para indicar aos motores de busca o tema do mesmo.
Se vai por exemplo criar um blog de receitas, o nome e endereço devem de conter alguma palavra-chave relacionada como por exemplo: receitas, culinária, cozinha, etc. Tente alternativas de nomes como "Receitas deliciosas", "Receitas de Culinária Deliciosas", Receitas Paleo da Zita", etc.



Configurar as definições do blogger

Existem alguns pontos importantes para configurar as definições do blogger e assim ter um blog mais atrativo para pessoas e máquinas (leia-se motores de busca). Aqui vão alguns pontos básicos da configuração do blogger:

  • em Básico, preencha a descrição do blog. É esta a descrição que aparece aos seus visitantes.
  • em Mensagens e comentários, selecione quem pode comentar os seus posts. Normalmente num blog que ainda tem pouca atividade, deve de facilitar os comentários por isso altere Quem pode comentar para qualquer pessoa e retire a confirmação de palavras
  • em Idioma e Formatação, coloque o seu fuso horário correto




Preferências de pesquisa do blogger

Este é um dos pontos mais importantes para melhorar o SEO presente e futuro do seu novo blogger. É aqui que vai dar algumas pistas-chave aos motores de busca e definir como o seu blog vai comunicar com o google e outros motores de busca. É isto que deve fazer para melhorar o SEO do seu blog e melhorar a indexação, usando as ferramentas disponibilizadas pelo blogger - usar as tags e meta tags, sitemap e robots.txt. Vamos a isso?

  • Descrição e Meta Tags: ative esta opção e coloque um descritivo sintético do seu blog com as principais palavras-chave
  • Robots.txt. personalizados: no separador "Motores de Indexação e Índice", deve de selecionar "Sim" nos Robots personalizados. Depois, deve de colocar o texto indicado no vídeo que podes encontrar mais abaixo neste blog. O Robots.txt personalizado tem como objetivo dizer aos motores de busca o que devem de ler ou não ler no blog. Nós vamos dizer aos motores de busca para ler tudo.
  • Etiquetas de cabeçalho de robôs personalizadas: Este ponto é importante. É aqui que dizemos ao blogger que queremos que ele crie etiquetas e tags que sejam facilmente lidas pelos motores de busca, sempre que criamos novos conteúdos ou posts novos. Como configurar as etiquetas de cabeçalho de robôs personalizadas: primeiro, ativar a funcionalizada em "sim", depois selecionar as opções de acordo com a imagem abaixo.



Personalizar o Modelo do Blogger

Seja qual for o modelo que escolheste no blogger, deves de ter em conta alguns aspetos para melhorar a imagem do blog e torná-lo mais limpo e amigo dos teus visitantes. vamos então melhorar a imagem do teu blog!

  • Imagem de Fundo: altera a imagem de fundo. Se o blogger tiver no seu acervo imagens que se adaptem ao teu tema, força. Caso contrário, faz upload de uma imagem tua. Atenção à qualidade da imagem e aos direitos de autor.
  • Ajustar larguras do blogger: alarga os campos do teu blog. Na minha opinião, um blog com uma largura mais proxima dos 1100 pixels e com barras laterais na ordem dos 300 pixels são mais amigáveis de navegar.
  • Esquema do blog: enquanto tens poucos widgets no blog, usa apenas uma barra lateral. Posteriormente podes usar uma barra de cada lado, nomeadamente quando adicionares AdSense ao blog.
  • Avançadas: altera os tipos de letra, cor e tamanho de acordo com o tema do teu blog.



Que widgets configurar no blogger


Existem alguns Widgets essenciais para melhorar o seu blog e torná-lo mais atraente. Podes encontrar esta configuração no separador Esquema.

  • Configurar lista de páginas: coloca os links para criar separadores que correspondam a etiquetas que vais usar nos teus posts. Exemplo: "receitas saudáveis", "sobremesas", "nutrição", etc. Arrastar este widget para o espaço que diz entre colunas.
  • Coloca caixa de pesquisa para facilitar as pesquisas dentro do teu blog
  • Adiciona as etiquetas ao blog
  • Mensagens populares: adiciona este widget ao teu blogger. Vai ajudar aos visitantes encontrarem os teus posts de maior interesse.
  • Seguir por email: melhora o engagement do teu blog, permitindo que os teus seguidores sigam o feed do teu blog por email
  • Adiciona logotipos das redes sociais e do google plus
  • Adiciona um favicon (vê no vídeo abaixo como fazer)



Toca a escrever artigos interessantes para gerar visitantes ao teu blog!

Aproveita também para ler:
Blogs Portugal - Para Bloguers empreendedores
Como configurar page-level ads no Blogger

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...