Portugal Start-Up: Fontes de Receitas do Mercado do Futebol

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Fontes de Receitas do Mercado do Futebol

Quais as fontes de receitas do futebol?


O futebol, enquanto desporto de grande influência mundial, envolve fluxos de capitais bastante significativos. A FIFA - órgão máximo do futebol mundial - obteve resultados financeiros de 631 milhões de USD entre 2007 e 2010 e aumentou as suas reservas neste período para mais de 1,2 mil milhões de dólares.

As receitas globais da FIFA superam os 4 mil milhões de dólares, com cerca de 93% das receitas totais da FIFA de origem na organização de grandes eventos.
As principais fontes de receitas da FIFA são os direitos televisivos e de marketing dos grandes eventos desportivos organizados.
Os clubes de futebol europeus geram receitas globais superiores a 10 mil milhões de dólares de três principais fontes:
Receitas do dia do jogo com bilheteira;
Direitos televisivos;
Publicidade, marketing e outras fontes;

As cinco maiores ligas do mundo têm uma estrutura de receitas com 21% do dia de jogo, 46% com direitos televisivos e 33% de outras fontes operacionais.

RECEITAS FUTEBOL.jpg
Receitas das 5 maiores ligas europeias - 46% Televisão, 33% marketing e 21% bilheteira

A principal diferença das maiores ligas para as restantes está no elevado peso dos direitos televisivos.

As ligas de menor dimensão estão muito dependentes das receitas das bilheteiras de jogo, aumentando a necessidade de diversificação para fontes de receita alternativas como por exemplo as que resultam do venue management das suas infra-estruturas.

FIFA VS CAN


Na África do Sul, referência no continente africano pelo desenvolvimento do desporto, a federação nacional tem receitas globais acima dos 46 milhões de USD, com um peso dos patrocínios ascende a um terço das receitas totais.

Em África as maiores receitas resultam da realização do CAN, tendo a África do Sul excedendo as expectativas com receitas que atingiram 10 milhões de dólares e aproximadamente 360.000 dólares de lucro líquido na última edição, contra um valor esperado inicialmente de apenas 60.000 dólares.

Em contraste, a FIFA com a realização do Mundial de Futebol no mesmo país obteve um lucro líquido de 2,5 mil milhões de dólares.
Estima-se que com o crescimento e desenvolvimento do futebol africano, as receitas dos futuros CAN atinjam 17 milhões de dólares.

Este artigo também te pode interessar:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...