Portugal Start-Up: O que é a LUR - Lista de Utilizadores de Risco

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O que é a LUR - Lista de Utilizadores de Risco

LUR significa Lista de Utilizadores de Risco e é uma lista que o Banco de Portugal centraliza. A Lista de Utilizadores de Risco refere-se a cheques: trata-se da lista de pessoas que estão impedidas de usar cheques por algum motivo. Vamos aprofundar o tema.

A LUR - Lista de Utilizadores de Risco do Banco de Portugal


A LUR é então a lista de pessoas que têm alguma restrição de uso de cheques. A Lista de utilizadores de risco é centralizada pelo Banco de portugal e disponibilizada aos bancos e outras isntituíções de crédito.

Porque tem o seu nome na Lista de Utilizadores de Risco de Cheques: o seu nome pode constar na LUR pela utilização indevida de cheques. O motivo mais comum é a existência de algum cheque sem cobertura, seja qual for o seu valor. Outras situações de fraude com cheques podem claro levar à comunicação para a lista negra dos cheques. Note-se que o cheque é uma prova de dívida e que a sua utilização é baseada na confiança, de acordo com a lei uniforme do cheque.

Para consultar se o seu nome está na Lista de Utilizadores de risco clique.

Como evitar que o seu nome apareça na LUR


Primeiro que tudo, para evitar ficar nesta lista negra do banco de Portugal, deve utilizar corretamento os cheques e assegurar que aquando do saque do cheque da sua conta bancária tem o saldo para tal, i.e. o cheque tem cobertura.

Passei um cheque sem cobertura, e agora?


Se por algum motivo de descuido passou um cheque sem cobertura, deve de agir rapidamente para que o banco não comunique o seu nome para a Lista Negra.
Se o seu cheque sem cobertura foir inferior a 150 euros o banco vai ser obrigado a pagar o seu cheque. Para valores superiores a 150 euros o banco vai devolver o seu cheque. Em ambas as situações, deve de pedir ao banco para justificar o cheque o que significa que vai dar uma justificação ao banco para o cheque não ter cobertura. Normalmente os bancos cobram uma comissão mas evita que o seu nome fique na Lista de Utilizadores de Risco do Banco de Portugal.

Tanto um particular como uma empresa pode ser incluída na LUR.



Leia também Como saber se o seu nome está no Banco de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...