Portugal Start-Up: Os 3 melhores softwares de CRM - Comparativo

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Os 3 melhores softwares de CRM - Comparativo

Quando pretendes estruturar bem o teu negócio, aumentar as vendas, melhorar tratar as leads que geras tornando também mais eficiente o teu funil de vendas, é importante ter um bom software de CRM.
É neste sentido que vamos dar uma ajuda, fazendo um comparativo entre os 3 principais softwares de CRM do mercado.


Comparativo - Os 3 melhores softwares de CRM



Porque preciso de um software de CRM


CRM significa Cliente Relationship Management é é digamos a ciência que ajuda no relacionamento com o cliente (ou futuro cliente). Quer queiras quer não, existe sempre uma relação com o cliente. Por isso, que tal tentar melhorar esta relação para aumentar as vendas do teu negócio?

Desde que o cliente tem o primeiro contato com a tua marca, serviço ou produto até realizar a compra a distância pode ser alguma. Um dos principais objetivos do CRM é maximizar o potencial dessa compra acontecer, acompanhando o cliente e não o deixando fugir para a concorrência.

O software de CRM permite-te criar um funil de vendas e e melhorar o follow-up das tuas leads ou contatos. Com o CRM vais saber sempre que clientes tens, que propostas estão em vigor para esses clientes, previsões de vendas, agendar emails, telefonemas, reuniões, email marketing, integrando totalmente a parte comercial do teu negócio com o marketing.

Porque preciso de um software de CRM? Porque preciso de aumentar as vendas e melhorar a conversão dos meus contatos em vendas (contatos leia-se lead ou quem alguma vez contatou a tua empresa).

Como escolher o software de CRM


Aquando da escolha do software de CRM que vais usar para o teu negócio é importante ter em conta vários fatores. Devem existir centenas de CRM no mercado mas vamos apresentar-te os três melhores e entre eles o que na nossa opinião é o melhor de todos.

Neste comparativo de software de CRM temos em conta que este software se deverá dirigir a um negócio de pequena dimensão pois provavelmente as grandes empresas fazem programas de CRM à medida que custam dezenas de milhares de euros.

Neste comparativo vamos ter em conta 3 softwares de CRM: SugarCRM, base CRM e Microsoft Dynamics CMR. Vamos também avaliar diferentes aspetos comuns entre eles: preço, facilidade de uso, mobilidade, facilidade de implementação, inovação, reporting, e adaptação às necessidades de cada empresa.

Vamos ver o comparativo entre os três líderes de mercado dos softwares de CRM.

melhor crm base

Lê também:
Como usar o funil de vendas
Como aumentar as vendas online

Sugar CRM
O Sugar CRM é um software em Open Source. À priori não é o mais simples de usar pois é necessário configurar módulos de acordo com as necessidades do seu negócio. A configuração requer algum nível de conhecimentos.

Quanto aos pontos que estamos a avaliar:

  • Preço: a partir de 40USD por mês por utilizador no caso da versão oficial do Sugar CRM
  • Facilidade de uso: médio. Necessita de alguma configuração aprofundada
  • Mobilidade: não tem aplicações mobile e não pode ser usado em todas as plataformas
  • Facilidade de implementação: média. Como referido, necessita de configuração dos módulos de acordo com as necessidades do seu negócio
  • Inovação: não se investe muito em inovações e melhoramentos nas atualizações e podia haver maior preocupação com o feedback dos utilizadores
  • Reporting: permite criar vários tipos de relatórios à medida das necessidades do seu negócio e de acordo com o seu funil de vendas
  • Adaptação a cada negócio: o Sugar CRM é bastante adaptável desde que a equipa da sua empresa tenha paciência para o adaptar


BASE CRM
Um dos softwares de CRM com maior crescimento nos últimos anos é o BASE. Inicialmente conhecido por Future Simple, o Base CRM é extremamente simples de usar e configurar, tem aplicaçãoo mobile que integra todos os contatos e chamadas telefónicas, e o preço é entre as 3 empresas comparadas o mais reduzido.

Quanto aos pontos a avaliar sobre o Base CRM:

  • Preço: 25 USD por utilizador (pode fazer versão trial durante 14 dias para experimentar)
  • Facilidade de uso: muito simples de usar e configurar. Vai perceber como funciona em 14 minutos. Além disso o base crm tem excelente tuturiais
  • Mobilidade: tem aplicação mobile compatível com Android e iOS. A aplicação mobili permite quase tudo o que pode fazer no computador, consultar relatórios e ainda monitorizar os contatos realizados a partir do telemóvel onde tem instalada a aplicação. Se um utilizador realiza uma chamada a um cliente a chamada fica registada e até pode gravar a chamada com a aplicação. A aplicação mobile do base permite ainda fazer a integração dos contatos do telemóvel. o Base CRM funciona online e por isso pode ser acedido a partir de qualquer computador em qualquer parte do mundo ou por tablets o que facilita por exemplo o trabalho comercial de rua
  • Facilidade de implementação: bastante simples de implementar (é o mais simples do mercado) pois a sua configuração aplica-se a quase todas as tipologias de negócio
  • Inovação: o Base CRM é atualizado com alguma frequência e sempre de encontro à melhoria da experiência do utilizador
  • Reporting: permite criar vários tipos de relatórios à medida das necessidades do seu negócio e de acordo com o seu funil de vendas. Permite criar relatórios de previsão de vendas, métricas de vendas, avaliar elementos do seu CRM e muito mais
  • Adaptação a cada negócio: o Base CRM como não trabalha com módulos é menos adaptável mas sinceramente este ponto não nos preocupa tanto pois o software é bastante completo.

Base

O BASE CRM é um excelente exemplo de software de CRM que permite criar funis de vendas mas que abordaremos num artigo em separado de forma a profundar o tema. O Base CRM permite também integração total com o email marketing.


Microsoft Dynamics CRM
O Microsoft Dynamics CRM é mais do que um software de CRM. O Microsoft Dynamics é na verdade um ERP - Enteprise Resource Planning, que permite digamos gerir vários departamentos da empresa e vários stakeholders desde fornecedores, parceiros, entre outros. Apoio a gestão de stocks, enfim e muito mais. Note-se no entanto que para uma micro empresa este software pode ser pesado demais e com muitas funcinalidades que não vão ser usadas.
O Microsoft Dynamics CRM é também o mais caro: a partir de 70 euros por mês por utilizador.

Analizando o Microsoft Dynamics

  • Preço: a partir de 70 euros por mês por utilizador (o mais caro mas também o melhor adaptado a empresas médias e grandes)
  • Facilidade de uso: médio. Necessita de alguma configuração aprofundada de preferência por um especialista em informática ou por um programador
  • Mobilidade: não tem aplicações mobile, não pode ser usado em todas as plataformas e é mais complicado para trabalhar remotamente nem permite "trabalhar na rua"
  • Facilidade de implementação: necessita de configuração um pouco aprofundada
  • Inovação: a microsoft investe em inovação mas pode ser um pouco lenta
  • Reporting: permite criar vários tipos de relatórios à medida das necessidades do seu negócio e de acordo com o seu funil de vendas
  • Adaptação a cada negócio: o Microsoft Dynamics é bastante adaptável ao seu negócio desde que tenha tempo e recursos para o adaptar (o que pode não pesar a uma grande organização mas pesa numa pequena empresa).


Veredito: qual o melhor software de CRM


Acreditamos que para 90% dos negócios o Base CRM é o que melhor se adapta às necessidades da empresa. É simples de usar, adapta-se muito bem a vários tipos de negócios de qualquer setor, adapta-se a qualquer produto ou serviço que venda, é o mais barato e o que permite maior mobilidade.

Além disso, o Base CRM permite-lhe testar por 14 dias sem compromisso. Clique para se registar e experimentar o Base CRM.

Não se esqueça que o software de CRM é também uma ferramenta muito importante para ajudar a calcular o Custo de Aquisição do Cliente.

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