Portugal Start-Up: Os Estádios de futebol em África

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Os Estádios de futebol em África

Estádios de futebol em África



África tem uma cultura futebolística significativa e em grande crescimento nos últimos anos. Nos últimos 30 anos foram muitos os países africanos que construíram novos estádios de futebol, nomeadamente pela realização do Campeonato Africano das Nações (CAN) que se realiza a cada 2 anos em diferentes países.

Estima-se um total superior a 780 estádios em África, dos quais 100 estádios com lotação superior a 20.000 espectadores e 30 com capacidade superior a 50.000.

No continente africano, a África do Sul é o país com maior número de estádios de grande lotação – mais de 20.000 espectadores – num total de 29, seguindo-se o Egipto com 17, Marrocos e Argélia com 15.

A África do Sul foi o primeiro país do continente africano a sediar um Campeonato do Mundo de Futebol em 2010. Foram construídos 5 novos estádios e reabilitados outros 5 num investimento total de 2,3 mil milhões de dólares.

Após a realização do mundial, os estádios foram utilizados para outros fins como a realização de jogos de rugby ou críquete e eventos culturais. Não obstante, metade dos
estádios tem muito pouca actividade e exige elevados custos de manutenção o que levou a colocar-se a hipótese de demolição.

O FNB Stadium localizado em Joanesburgo na África do Sul encontra-se no topo dos estádios de maior lotação do mundo com uma capacidade total de 95.000 pessoas.
Apesar dos avanços nos últimos anos, a ainda fraca qualidade das infra-estruturas em África são um dos factores condicionantes para o desenvolvimento da modalidade.


Estádios de futebol em Angola


Angola conta com mais de 30 estádios de futebol dos quais 5 com lotação superior a 20.000 espectadores. A maior concentração de clubes de futebol na Girabola, divisão principal do campeonato nacional, está em Luanda. A capital conta com 5 estádios de futebol dos quais 2 em zona suburbana.

Também te pode interessar:
Quais as receitas do mercado do futebol
A dimensão do futebol no mundo
Estádios de futebol na Europa

Estádio 11 de Novembro, o maior estádio Angolano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...